Ceará Sem Fome: mais de 1,1 milhão de refeições entregues desde o início das cozinhas do programa

27 de outubro de 2023 - 15:38

O Ceará Sem Fome ultrapassou o total de 1,1 milhão de refeições distribuídas desde a abertura da primeira cozinha do programa, em 4 de setembro de 2023. Ao todo, no acumulado do período, foram 1.122.736 marmitas entregues a pessoas em situação de extrema pobreza no estado. No total, já são 830 Unidade Sociais Produtoras de Refeições em funcionamento, sendo 280 em Fortaleza e 550 no interior.

Somente nessa quinta-feira (26), 78.067 alimentações prontas foram distribuídas em todo o estado pelo Ceará Sem Fome. A meta do programa é de 100 mil, diariamente, de segunda a sexta-feira.

Os contratos de convênios das Unidades Gerenciadoras (UGs) das cozinhas solidárias (USPRs) foram assinados em agosto pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz. A previsão é que todas as cozinhas previstas no programa deverão ser instaladas até dia 20 de outubro. A estimativa é que 100 mil marmitas sejam distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social.

A primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas, repercutiu o alcance da política estadual. “Estamos com muita alegria no nosso coração, graças a todos que abraçaram e disseram sim para o Ceará Sem Fome. E aqui eu quero agradecer a cada um e a cada uma, porque sabemos que há uma rede, que chamamos de oficial, mas há também uma rede de voluntários. Então, a gente só tem aqui a agradecer ao trabalho de todos e todas”, ressaltou.

O secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a execução do programa para o povo cearense. “Toda nossa equipe da SDA tem se dedicado para fazer esse programa acontecer, bem como garantir que as refeições chegguem a quem mais precisa. Já são mais de um milhão e cem mil pratos distribuídos, o sentimento é de alegria, mas a missão ainda não está cumprida. precisamos alcançar a nossa meta diária. Quero parabenizar as UGs, a nossa cozinha comunitária, e em particular, as famílias e agradecer ao governador Elmano e a primeira-dama por ter confiado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário e outras secretarias, a execução do Ceará Sem Fome”, destaca o titular da SDA.

O que é o Ceará Sem Fome?

O Ceará Sem Fome é lei e desenvolve ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado. Executado em parceria entre a Secretaria de Proteção Social (SPS) e a SDA, o programa distribui cartões para compra de alimentos no valor de R$ 300 para cerca de 50 mil famílias e irá entregar até 100 mil refeições diárias em mais de 1.298 cozinhas sociais a serem credenciadas em todo o estado.

Gerenciamento das UGs

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), divulgou o resultado final do Edital de Chamamento Público nº 02/2023 no dia 21 de julho. O documento apresentou as entidades vencedoras para o gerenciamento USPRs no âmbito do Programa Ceará Sem Fome, num total de 38 lotes.

Ao todo, já foram investidos R$ 33 milhões nas cozinhas. O Governo do Ceará vai investir, até dezembro deste ano, R$ 87 milhões no funcionamento de até 1.298 cozinhas em todo o estado. A previsão é que 100 mil refeições sejam distribuídas diariamente.