Projeto Mandallas transforma vidas de agricultores familiares cearenses
21 de novembro de 2023 - 09:52
Texto: Glauber Sobral | Fotos: Elis Priscila
O Projeto Mandallas é realidade para as famílias cearenses. O sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado e sem o uso de agrotóxicos transformou a vida do agricultor Iran Moreira, do distrito de Muriti dos Carlos, em Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza.
“Antes era escassez, bem mais difícil. Hoje, aqui na mandala, a gente tem verdura, peixe, outras coisas da terra. No momento que a gente não tem outra coisa, a gente pesca e se alimenta. Tem o tomate, pimentão, cheiro verde, agora a banana, como vocês estão vendo. A batata também está nascendo”, aponta o agricultor ao equipamento instalado há oito meses por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), responsável pelo projeto.
O sistema já garante frutos e remodelou o dia a dia do agricultor, que traz no semblante a alegria de viver de “tudo que a terra dá”. “Com o Projeto Mandallas, aprendi como cultivar a terra. Antes a gente desperdiçava o capim, mato, queimava tudo. Hoje, a gente não queima mais. Ele vem pra alimentar a terra. Os insumos fortalecem a terra para que ela venha produzir mais do que antes ela não produzia. Antigamente era uma terra seca, que não tinha produção, mas agora a gente está vendo que ela, cada dia mais, vem aumentando a produção. É só alegria”, sorri o agricultor.
O projeto Mandallas promove educação ambiental através da capacitação dos produtores familiares, com conceitos de preservação e adoção de técnicas e práticas simples e de baixo custo. Também estimula a adoção de bons hábitos alimentares, assim como amplia a disponibilidade de produtos para complementar uma alimentação mais nutritiva e geração de renda. Possibilita o processo de cultivo dos alimentos de forma a valorizar a força de trabalho familiar e a conscientização da importância econômica da produção diversificada de alimentos saudáveis.
BBB da agricultura familiar
O coordenador estadual do projeto, José Ximenes de Farias Júnior, explica a tecnologia implantada nas famílias beneficiadas com as mandalas. “A metodologia usada é enriquecida com base científica e o saber popular. A proposta é que essas duas coisas se unam e se casem, e os produtores tenham a capacidade de adotarem esse conhecimento. O Projeto Mandallas prega o grande BBB da agricultura familiar, aquilo que é bom para o bucho e para o bolso, elementos fundamentais na sustentabilidade da agricultura familiar”, ensina o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.
O Projeto Mandallas fomenta a implantação de sistemas de produção integrada e diversificada para acesso à produção de alimentos às famílias de baixa renda residentes na zona rural cearense. Recém-instalada na propriedade do casal de trabalhadores rurais Luís Carlos e Jeane Batista, no distrito da Lagoa da Porta, em São Gonçalo do Amarante, também na RMF, a mandala já garante a “qualidade de vida sonhada pela família”.
“A gente vive a possibilidade de tirar tudo daqui. Ainda não está tudo florido, mas a expectativa é ver aqui tudo muito bonito. Se puder, nós queremos produzir e levar para vender fora, sem precisar ir trabalhar fora para ter que sustentar a minha família”, estimula o agricultor Luís Carlos. O projeto Mandallas também visa contribuir para o resgate da dignidade humana, eliminação de desperdícios, capacitação e treinamento dos envolvidos, reintegração social, exercício da cidadania e convivência harmoniosa com o meio ambiente.
Produção integrada e diversificada
“A nossa mandala está no começo, mas a gente já vê aqui se desenvolvendo. A gente sempre teve vontade de ter isso daqui. Nossa família sempre quis ser beneficiada com esse sistema e quis esse apoio do Governo do Ceará”, celebra a agricultora Jeane Batista. Antes do projeto Mandallas ganhar vida no quintal da casa, a vida da família era “mais dificultosa”.
“A gente precisava buscar sustento no Centro da Cidade, com trabalhos e bicos. Hoje é tudo mais fácil. Eu sempre plantei, e esse quintal produtivo começando a florescer nos deixa muito felizes e gratos”, destaca a agricultora, que afirma ter desenvolvido o amor pela agricultura com o afeto de seus ancestrais.
Os bons sentimentos também são compartilhados pelo trabalhador rural Iran Moreira, do distrito de Muriti dos Carlos. “Meus avós e meus pais eram agricultores. Sempre trabalhei assim na roça, com animais, nas capoeiras, brocando, cultivando, sempre nesse processo aqui com a terra. E o projeto Mandallas fez eu recordar e reavivar essa minha relação com a terra, onde tiro o meu sustento”, enaltece o agricultor.
Produção e comercialização de alimentos
O Projeto Mandallas está presente em 85 municípios cearenses e contribui para a renda de famílias como a dos agricultores Iran Moreira e do casal de trabalhadores rurais Luís Carlos e Jeane Batista. O assunto foi pauta da 131ª reunião ordinária do Conselho de Gestão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizada em outubro deste ano.
No encontro, o secretário da SDA, Moisés Braz, reforçou a importância do projeto Mandallas. “É dever da SDA garantir o acesso a este projeto tão importante para o bem-estar da agricultura familiar. O projeto garante produção, renda para as famílias e estimula permanência na terra. Os agricultores e agricultoras são os maiores beneficiários no interior do nosso Estado. As famílias do campo são as que mais ganham com o acesso ao projeto Mandallas. E é por isso que vamos continuar investindo e garantindo a implementação de mais projetos no Ceará”, apontou o titular da SDA.
O Projeto de Produção Integrada Mandalla Ceará apoia a agricultura familiar na atividade agrícola de produção e comercialização de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de garantir a ocupação e renda para agricultores familiares, cria condições de permanência no campo e promove a inclusão no processo produtivo durante todo o ano.
“Apoio é o que a gente sempre quis aqui. Nem sempre sabemos tudo, estamos sempre aprendendo e nos dedicando para aprender mais. Depende da dedicação, esforço e vontade de ter. Graças a Deus o técnico tem nos ajudado e explicado sobre esse mundão que é a mandala. E a gente tem que fazer a nossa parte”, ensina o agricultor Luís Carlos.
Investimentos
José Ximenes de Farias Júnior traçou um panorama do programa no Ceará. “De 2022 pra cá, tivemos um salto gigantesco de investimentos. O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) liberou R$ 3,8 milhões para serem investidos, o que beneficiou 460 projetos. Para este ano, foram liberados R$ 3,7 milhões para cerca de 360 projetos mandalas. Atualmente, o nosso Ceará tem 160 em implantação e 200 propostas sendo avaliadas. Mesmo com problemas característicos do interior cearense, as mandalas garantem sustentabilidade às famílias cearenses”, frisou o coordenador estadual.
O projeto Mandallas é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) em parceria com a Ematerce.