Cooperativas apoiadas pelo Projeto São José participam da 18ª Expolog

27 de novembro de 2023 - 13:04

Texto: Rones Maciel / PSJ Fotos: Acerco PSJ/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), marcou presença na Expolog 2023, no Centro de Eventos do Ceará, dias 22 e 23 de novembro, em Fortaleza.

O PSJ esteve representado pelas organizações e cooperativas da agricultura familiar, expondo e comercializando produtos in natura, beneficiados e processados no evento que reuniu expositores e empresários.

O coordenador do PSJ, Lafaete Almeida, falou da participação dos empreendimentos apoiados pelo projeto São José no evento. “A nossa expectativa é de que a participação na Expolog desses empreendimentos apoiados pelo projeto São José possa trazer frutos importantes no fortalecimento dessas organizações. É porque aqui é este espaço de negociação, de divulgação dos produtos com a participação de empresários, de consumidores finais, mas também de grandes empresas que trabalham, inclusive, com a exportação, gerando oportunidades de negócio de venda. Além dessas parcerias para o fortalecimento dos produtos da agricultura familiar no estado do Ceará”, destacou Almeida.

Cerca de 11 organizações apoiadas pelo Projeto São José levaram uma diversidade de produtos como mel, rapadura, legumes, frutas, castanhas, cajuína, café e o artesanato da renda de bico, crochê e palha.

Estiveram na 18ª Expolog Central de Cooperativas (Copacaju), Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba (Cooapoi), Cooperativa dos Apicultores da Região do Semiárido (Coopernectar), Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (Coopasa), Cooperativa Regional dos Assentados e Assentadas da região dos Inhamuns/Crateús (Cooperamuns), Cooperativa Regional dos Assentamentos da Reforma Agrária do Sertão Central do Ceará (Cooperasc), Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial (Coopalc), Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel) e Associação de Apicultores de Crateús.

Edimilson da Cruz, Assessor de Mercado da Gerência de Inclusão Econômica Sustentável do PSJ, disse da articulação feita para garantir a participação das cooperativas da agricultura familiar para acesso a mercados.

“A assessoria de mercado no projeto São José tem o papel e o objetivo de mobilizar, sensibilizar esses empreendimentos financiados pelo projeto para acessar mercado. E por meio do acesso ao mercado, é alocar nesse mercado a sua produção. Inclusive, temos organizações aqui que já começamos a potencializar mesmo antes delas receberem o recurso financeiro para implementar no seu projeto. Com isso, melhorar a qualidade de vida, a inclusão da mulher e do jovem no projeto, gerando renda e desenvolvimento local, respeitando o meio ambiente, a natureza e incluindo a as mulheres e os jovens.”

Expolog 2023

A Expolog se posiciona entre os mais renomados acontecimentos de logística do Brasil, e se confira como importante ferramenta para alavancar a economia do Estado, sendo este o porto para quem procura inovação, o incremento nos seus negócios e novas tecnologias e quer ficar por dentro de tudo que acontece no setor logístico.