Experiências do Projeto São José são apresentadas no Ceará e no Rio de Janeiro

29 de novembro de 2023 - 17:23

Texto: Rones Maciel / PSJ Fotos: Acervo PSJ/SDA

O Projeto São José (PSJ), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), participou de dois encontros acadêmicos para debater ações de convivência com o semiárido e de desenvolvimento rural sustentável, neste mês de novembro. O primeiro encontro aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado de 20 a 23 de novembro.

O técnico da gerência de Monitoramento e Avaliação do PSJ, Moacir Junior, apresentou a experiência agroecológica do Assentamento Coqueirinho, do município Fortim. A apresentação trouxe o relato da visita técnica que contou com 25 participantes, com a apresentação dos assentados e assentadas sobre a vivência dentro do espaço do assentamento.

O objetivo da visita técnica foi de coletar informações sobre atividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas pelos agricultores e agricultoras do assentamento e suas contribuições para os progressos agroecológicos na comunidade. “Acredito que o PSJ colabora para a construção de aprendizagem em que o processo coletivo se faz em troca de experiências, onde fazemos valer possibilidades diversas em um evento de grande magnitude como o Congresso Brasileiro de Agroecologia, que não envolve apenas o meio acadêmico, mas traz em seu interior agricultoras e agricultores que nos mostram um contexto rural vivenciado no dia a dia. O PSJ dentro desse contexto contribui para a difusão do conhecimento em que todos os atores sociais fazem valer suas vozes”, destacou Moacir Junior.

O segundo momento de partilha de conhecimento ocorreu durante o IX Semana Universitária da Unilab. Uma inciativa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab), ocorrida no período de 21 a 24 de novembro, em Redenção, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A gerente da Assessoria Ambiental do PSJ, Gislane Mendes, ministrou a palestra Ações do Projeto São José para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Durante o evento foi apresentado o projeto e seus objetivos em melhorar o acesso a mercados, adotando abordagens de convivência com o semiárido e promovendo melhorias de acesso aos serviços de água e saneamento. Houve ainda, a exemplificação do impacto positivo do Projeto São José na vida das agricultoras e agricultores do Ceará, mitigando os efeitos negativos das mudanças climáticas. Também foi relatado ações de sustentabilidade do PSJ, focando nas questões ambientais, sociais e econômicas.

“A palestra trouxe para nossos estudantes de Agronomia da Unilab excelentes contribuições no sentido de esclarecer o que é o Projeto São José em si, bem como de sua abrangência e contribuições para desenvolvimento rural com viés ecológico e social. Além disso, os/as estudantes, futuros/as agrônomos/as puderam tirar dúvidas sobre a atuação da palestrante, enquanto agrônoma e entenderam um pouco mais sobre como as tecnologias sociais, oriundas de políticas públicas, chegam até a população que tem direto a estas. Nós agradecemos imensamente pela promoção deste momento enriquecedor para nossos discentes”, disse a professora adjunta do IDR/Unilab, Maria Ivanilda de Aguiar.

A IX Semana Universitária é o maior evento científico da instituição que tem por objetivo agregar, fortalecer, difundir e divulgar as ações acadêmicas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão dos Campi do Ceará e da Bahia.