Projeto São José valida diagnósticos com Organizações da Agricultura Familiar

15 de dezembro de 2023 - 15:21

Texto: Rones Maciel | Fotos: Acervo PSJ/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, realiza oficinas com as Organizações da Agricultura Familiar (OAFs). As entidades são beneficiárias do edital de Inclusão Social e Produtiva para Fortalecimento das Organizações para Acesso ao Mercado.

As formações têm o objetivo de promover espaço de diálogo com as organizações da agricultura familiar para devolutiva e validação dos diagnósticos junto às OAFs. Nesta etapa, estão previstas as ações de elaboração dos diagnósticos e a validação com as 253 organizações, realizados por cinco entidades: Cealtru (53), Cetra (49), Instituto Antônio Conselheiro (54), Acace (45) e Flor do Piqui (51).

O gerente de Inclusão Econômica Sustentável do projeto, João Nogueira, ressaltou da importância do diagnóstico para a elaboração do Plano de Negócio e Plano de Operacional, previstos na fase seguinte do Projeto São José. “Essas organizações serão apoiadas em seus processos de desenvolvimento. A primeira etapa desse processo é a construção de Diagnóstico de cada OAF, que servirá de subsidio para construção dos Planos de Negócios, e futuros Planos de Investimentos. Neste sentido, o Projeto São José III – 2ª Fase lançou edital público para contratação das empresas que estão elaborando os diagnósticos junto a essas OAF”, destacou Nogueira.

Diagnóstico das Organizações da Agricultura Familiar

Objetivo geral do diagnóstico é compreender a dinâmica da OAF, analisando todas as suas especificidades como participação de mulheres, jovens, produção e a relação com o mercado. O diagnóstico descreve e apresenta o grau de maturidade destas organizações a partir da análise de oito áreas funcionais: Governança e Participação, Gestão de Pessoas; Finanças e Sustentabilidade Econômica; Organização da Produção; Organização para o Mercado; Organização da Base Produtiva; Gestão Ambiental e Resiliência Climática; e Gênero e Juventude.

A soma da pontuação dos elementos citados calcula o nível de maturidade da OAF, que é apresentado em gráfico para que, assim, sejam implementados os processos seguintes para a melhoria de cada OAF nos aspectos necessários.