Projeto São José apresenta balanço das ações de 2023

29 de dezembro de 2023 - 14:41

Texto: Rones Maciel / PSJ Fotos: Acervo PSJ/SDA

Com a chegada do fim do ano, o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José IV apresenta balanço das ações de 2023. O PSJ é uma ação do Governo do Ceará, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial).

O Projeto São José atua na inclusão social e produtiva e fortalecimento das organizações da agricultura familiar no semiárido cearense. A seguir, o PSJ apresenta os avanços na execução da segunda fase do projeto, destacando a inclusão econômica, acesso à água, saneamento rural, capacitações, juventudes e mulheres.

Inclusão Econômica Sustentável

Na promoção de inclusão das Organizações da Agricultura Familiar (OAF), juventudes, mulheres e comunidades tradicionais desenvolveram ações de fortalecimento da produção, comercialização e acesso a mercado. Confira balanço:

239 diagnósticos elaborados;
60 Organizações da Agricultura Familiar com Assistência Técnica;

Acesso à água e saneamento rural

Em 2023, o PSJ atuou para garantir acesso à água e saneamento básico para comunidades rurais cearenses, com serviços e soluções de esgotamento sanitário e na prestação de serviços sustentáveis. Confira balanço:

7 sistemas de abastecimento de água implantados, beneficiando 9 mil pessoas;
411 módulos sanitários implantados, beneficiando 9 mil pessoas;
7.512 questionários socioambientais aplicados no ano.

Também em 2023 foi lançado o app para beneficiários do Projeto São José. O app proporciona um espaço para elogios, reclamações, queixas, fiscalização e divulgação de atividades, e tem o intuito de identificar desafios, resolver problemas e garantir a satisfação dos beneficiários. Nele também é possível acompanhar as novidades realizadas pelo PSJ.

Fortalecimento e gerenciamento do PSJ

Para garantir o fortalecimento do projeto, foram realizadas capacitações e promoções das ações desenvolvidas no PSJ. No decorrer do ano também foram desenvolvidas atividades estratégicas de inclusão social e que garantisse o protagonismo de jovens e mulheres na vida econômica, política, social e cultural nos territórios de atuação do projeto. Confira balanço:

108 atividades (eventos, capacitações, intercâmbios), beneficiando 5.046 pessoas;
864 organizações participaram de pesquisa para levantamento de dados da agricultura familiar.

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no Ceará, beneficiários do PSJ também participaram de feiras agroecológicas em Fortaleza, no Ceará e Brasil afora. Foram elas:

70ª Expocrato, Crato (CE)
25ª Expoita, Itapipoca (CE)
5ª Fenacce, Fortaleza (CE)
2ª Fenafes, João Pessoa (PB)
67ª Expoece, Fortaleza (CE)
18 ª Expolog, Fortaleza (CE)

Juventudes e mulheres

Neste ano, 209 jovens iniciaram a execução dos seus planos de investimentos nas áreas de apicultura, avicultura, produção de bolos, artesanato e inovação tecnológica.

Expectativas para 2024

Para o próximo ano estão previstas novas ações com foco nos jovens e mulheres do campo. Confira:

Mulheres – Edital Mulheres Rurais foi pensado para fortalecer negócios e promover a independência financeira e o reconhecimento social das mulheres. Previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024;

Juventudes – Formação em educomunicação e elaboração de etiquetas narrativas para promoção dos produtos;

Inclusão Econômica – Elaboração e implementação dos Planos de Negócios e de Manejo com as Organizações da Agricultura Familiar;

Comunidades tradicionais – Inventário da Cultura Alimentar dos Povos Indígenas;

Promoção e divulgação – Participação de técnicos e beneficiários em eventos como feiras, rodadas de negócios, intercâmbios nacionais e internacionais, bem como produtos de gestão de conhecimento com elaboração e lançamento de sistematizações e publicações do projeto.

Água e saneamento – Para o primeiro trimestre de 2024 está previsto o lançamento de novas licitações para implantação de mais dez projetos de sistemas de abastecimento, beneficiando 17 mil pessoas.