Governador apresenta Plano de Contingência para impactos do El Niño em Brasília

8 de janeiro de 2024 - 15:07

Texto: Ascom SDA / Fotos: Governo do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, apresentou em Brasília o Plano de Contingência para impactos do El Niño ao ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, nesta segunda-feira (8). A comitiva cearense contou com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e da senadora Augusta Brito.

“O plano contempla diversas ações emergenciais, estruturantes e propostas a serem negociadas com o Governo Federal. Agradeço à receptividade do ministro Waldez que, assim como o governo federal, é sensível aos efeitos que um fenômeno como o El Niño tem na vida de milhões de nordestinos, entre eles os cearenses”, afirmou o secretário Moisés Braz.

O titular da SDA destacou ainda que o Ceará parte na frente no sentido de proteger a população. “Para 2024, a expectativa é de chuvas abaixo da média histórica. Embora tenhamos tido boas recargas dos reservatórios com as chuvas do ano passado, não sabemos como serão os anos seguintes, daí a ação diligente do governador Elmano em dotar o Ceará de instrumentos para garantir abastecimento de água nas cidades do interior e produção no campo, tão importante para a nossa economia”, acrescenta Moisés Braz.

Na reunião, os gestores debateram parcerias em projetos de convivência com a seca, como a ampliação do número de poços e apoio a projetos de energia solar. Ações voltadas para a garantia da segurança hídrica no Ceará também estavam na pauta do encontro.

Impactos do El Niño no Brasil

No Brasil, o fenômeno aumenta o risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul do País. Isso ocorre porque a água da superfície do Pacífico, que está muito mais quente do que o normal, evapora com mais facilidade. Ou seja, o ar quente sobe para a atmosfera mais alta, levando umidade e formando uma grande quantidade de nuvens carregadas.

Plano de Contingência

No dia 3 de janeiro, gestores dos órgãos estaduais responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência debateram a construção do plano, sob orientação do chefe do Executivo estadual, no Palácio da Abolição. O titular da SDA e os secretários executivos Marcos Jacinto, Pedro Neto (Fomento Produtivo e Agroecologia) e Taumaturgo Júnior (Planejamento e Gestão Interna) também estiveram presentes na reunião.

Participaram da criação do plano: Casa Civil, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), SDA, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Defesa Civil, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Mais detalhes AQUI.