SDA garante protagonismo do Ceará na Expocomer, no Panamá

8 de março de 2024 - 18:14

Texto: Ascom SDA / Fotos: Marcel Bezerra

O protagonismo desempenhado pelo Governo do Ceará na implementação de políticas públicas de agricultura familiar foi destaque durante a Missão Técnica realizada de 5 e 8 de março, na Cidade do Panamá.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), participou da feira comercial internacional Expocomer, em estande localizado no pavilhão do Brasil. O espaço foi coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), no Panama Convention Center. A comitiva cearense foi formada pela SDA, junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José. O titular da SDA, Moisés Braz, e o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, participaram da missão.

O trabalho desempenhado pelo estande cearense foi elogiado pela CEO da Lima Costa S/A, Valéria Lima Costa. “Tenho a satisfação de afirmar que a participação do Ceará na Expocomer em 2024 foi um sucesso. Não foi um sucesso apenas pela participação com seus produtos de qualidade, mas também pela agenda da Missão Técnica junto com instituições e órgãos do governo panamenho. O Ceará foi considerado um excelente vetor para a agricultura familiar e, principalmente, para consolidar a relação e a transferência de tecnologia com o Panamá. Desejo muito sucesso e êxito ao Governo do Ceará nesse projeto emblemático de apresentação de produtos da agricultura familiar para o mundo”, elogiou a consultora internacional.

O assessor de mercado do Projeto São José, Edmilson da Cruz, fez um balanço da participação da SDA na Expocomer. “Nós estamos levando daqui positividade, a certeza que vamos negociar muitos contêineres desse produtos para mercados internacionais, tanto para o Panamá como outros países. Com a possibilidade, inclusive, de parcerias de abrir uma central de distribuição na Zona Livre de Colón com o governo daqui para nós trazermos os produtos cearenses para cá e enviar para o mundo”, pontuou.

Projeto São José

Durante a Expocomer, a SDA apresentou como uma de suas principais políticas públicas o Projeto São José, que promoveu uma de suas estratégias piloto, a Terra Conquistada, marca dos produtos da reforma agrária que envolve agroindústrias apoiadas pelo PSJ. A coordenadora de comercialização da marca Terra Conquistada, Florença Moreira, falou da importância da Expocomer como estímulo ao comércio dos produtos da agricultura familiar.

“Estamos extremamente realizados por participar desse momento e ter a oportunidade de conseguir fazer grandes negócios, comercializar nossos produtos, com valor agregado, mercado justo e que consequentemente consiga melhorar a vida das famílias que estão no semiárido cearense”, agradeceu.

Mel e castanha de caju foram os principais produtos expostos, comemorou a sócia diretora na Raízes do Campo, Carla Guindani. A entidade é uma das parcerias da Cooperativa Terra Conquistada.

“O nosso projeto veio representar a agricultura familiar e camponesa no mercado institucional brasileiro e de exportação. A gente ficou bastante animada com essa feira porque tivemos bastante oportunidade de promoção dos produtos do Ceará e de negócios com o mundo”, avaliou.

Expocomer 2024

A Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP) organizou a 40ª Expocomer, feira comercial multissetorial que destaca diversas categorias de produtos da terça-feira (5) até quinta-feira (7). Entre eles estavam alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis, vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica.

A Expocomer promoveu contatos, produtos e oportunidades de negócio entre participantes locais e internacionais, tornando-se o evento ideal para a apresentação de novos produtos e serviços numa área total de exposição superior a 15.500 metros quadrados, que reúne mais de 600 empresas de mais de 30 países.

Mais detalhes da Missão Técnica do Ceará no Panamá AQUI