SDA participa da 25ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar

16 de março de 2024 - 18:15

Texto: Pâmela Soares

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário esteve presente na 25ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar, esta semana, em Brasília. O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto participou do encontro que reuniu representantes dos estados do Nordeste e realizou uma série de diálogos com ministérios e órgãos do governo federal.

A audiência com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira foi o momento central da agenda que contou com três dias de atividades. Na ocasião, dialogaram sobre mecanização agrícola, fortalecimento do Crédito Fundiário, o projeto Dom Helder Câmara III e o programa da Documentação da Mulher Trabalhadora Rural. Também foi apresentada a proposta do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste.

Em reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República discutiram a Mesa de Diálogo sobre Energias Renováveis que o Ceará recebe neste mês de março para dialogar sobre os movimentos e comunidades afetados com a produção de energia eólica. Também estiveram reunidos com o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto para dialogar sobre o Plano Nacional de Abastecimento. Na secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) dialogaram sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cisternas.

“O Governo do Ceará tem construído ativamente a Câmara Temática da Agricultura Familiar, por meio da SDA, buscando a ampliação da atuação dos programas federais e atender as demandas da população rural fortalecendo a agricultura familiar do Nordeste, em especial do Ceará”, pontuou o secretário Marcos Jacinto.