57ª reunião da Câmara Técnica de Planos de Convivência com o Semiárido debate acesso à água

27 de março de 2024 - 15:57

Texto e fotos: Ascom SDA

A 57ª reunião da Câmara Técnica do Plano Municipal de Preparação para a Convivência com o Semiárido (P2MCS) foi realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na sexta-feira (22). O encontro debateu sobre as ações integradas entre a SDA, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) que garantam acesso à água.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, destacou a importância da 57ª reunião da Câmara Temática do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR). “Além de celebrar o Dia Mundial da Água, a Câmara promoveu um debate sobre a água como bem comum, sobretudo, para as populações difusas. No encontro, nós da SDA apresentamos as ações desenvolvidas que garantem o acesso à água, como o Programa Cisternas, Sistemas de Abastecimento, atividades relacionadas às estratégias produtivas de dessedentação animal, do uso consciente do recurso na agricultura familiar, entre outras que tem relação direta a este bem tão precioso para as famílias. Foi um encontro muito enriquecedor sobre o tema”, pontuou.

A reunião contou com 112 participantes, entre técnicos da SDA, representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), de movimentos e organizações sociais, além de gestores municipais cearenses.