Projeto São José divulga Edital Mulheres Rurais em Ocara

6 de abril de 2024 - 10:44

Texto e fotos: Ascom Projeto São José e SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, apresentou o edital Mulheres Rurais na cidade de Ocara, na quarta-feira (3). O encontro aconteceu na Câmara dos Vereadores, com participação de movimentos sociais e agricultoras do município.

A apresentação do edital foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da participação ativa das mulheres no setor agrícola e destacaram os benefícios que o fomento ao empreendedorismo feminino pode trazer para a economia local e para a sociedade.

A gerente de Fortalecimento Institucional e Gerenciamento do Projeto São José, Karina Holanda, destacou a importância da participação feminina no evento, enfatizando o papel do Edital Mulheres Rurais como uma ferramenta crucial para a melhoria das condições das mulheres empreendedoras que atuam no campo.

Para as mulheres rurais de Ocara, o lançamento do Edital Mulheres Rurais representa uma oportunidade única de transformação. Dona Munda Santiago, do assentamento Menino Jesus, de Chorozinho, reforçou a importância do edital. “A gente veio aproveitar, se aprofundar mais no conhecimento do edital Mulheres Rurais. E dizer que você mulher, que tem o seu negócio, não perca essa oportunidade, é única. Pra que você tenha condições de trabalhar na agricultura, na reforma agrária, porque a maioria das mulheres agricultoras, elas ajudam o seu companheiro, plantando e colhendo. Nós temos essa luta de muitos anos que hoje tem como vitória”, disse.

A diretora da Política Agrária e Ambiental da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Rosângela Moura, reforçou como o edital vem fortalecer as atividades produtivas, especialmente para as mulheres do campo. “Havia um anseio de ter justamente algo que potencializasse os empreendimentos das mulheres e cabe agora às mulheres rurais buscar as informações e se inscrever no Edital. Ele que dá amplas possibilidades para as mulheres que já têm pequeno empreendimento, que têm o seu negócio, para que elas possam ampliar, melhorar e que elas”, destacou Moura.

Edital Mulheres Rurais

O Projeto São José realiza de 1º a 17 deste mês os seminários regionais, de forma virtual e presencial. A participação ativa de organizações, instituições públicas e, sobretudo, das mulheres é crucial para garantir que essa oportunidade alcance o maior público possível.