Projeto São José realiza inventário da cultura alimentar de comunidades indígenas do Ceará

8 de abril de 2024 - 15:45

Texto: Rones Maciel / Fotos: Elane Lima

A comunidade indígena Tabajara de Rajado, no município de Monsenhor Tabosa, no Sertão de Crateús, a cerca de 300 km de Fortaleza, foi o primeiro território a receber a ação de inventariamento da cultura alimentar.

Cinco comunidades indígenas participarão do “Projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará”. A ação é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José, em parceria com a Associação Slow Food do Brasil (ASFB).

O primeiro dia do encontro iniciou com uma mística de abertura para recepção dos parceiros e das equipes, e uma roda de confluências entre o Povo Tabajara de Rajado, a ASFB e a equipe do PSJ/SDA. A programação contou com representantes da comunidade, da Unidade Gestora do Projeto São José e da liderança indígena do povo Tabajara de Quiterianópolis, Eleniza Tabajara.

Nane Sampaio, integrante da Associação Slow Food Brasil, disse da importância da parceria com a SDA mais uma vez para fortalecimento da agenda de lutas dos povos indígenas no estado do Ceará.

“Isso possibilitará a extensão das ações do projeto ‘Território e Cultura Alimentar no Ceará’. Entre 2020 e 2022, a atuação ocorreu junto aos Tremembé da Barra do Mundaú e aos Tabajara do Sertão dos Inhamuns. Agora, as ações se estendem a mais cinco povos originários, localizados no Sertão dos Crateús e na Serra da Ibiapaba, com foco na valorização da cultura alimentar e na manutenção dos seus modos de vida”, destacou.

Metodologia participativa

Nos meses de abril e maio, a historiadora Gabriella Pieroni, integrante do Slow Food Brasil Educação, comunidade da rede Slow Food Brasil, facilitará presencialmente os processos de planejamento participativo, formação de inventariantes culturais e plano de ação. Juntamente com ela, estará presente durante a abertura dos trabalhos no Sertão dos Crateús a liderança do povo Tabajara de Quiterianópolis.

As comunicadoras Nane Sampaio e Mirela Boullosa farão a cobertura audiovisual das vivências e também a dinamização da juventude indígena de comunicadoras e comunicadores populares, através de oficinas para produção de conteúdos relacionados à elaboração do inventário cultural e demais pautas de interesse coletivo.

Ação Territorial

As ações do projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará são voltadas ao empoderamento comunitário, à valorização da identidade territorial, à salvaguarda da biodiversidade e da cultura alimentar, com previsão de realização entre 2023 e 2025.

São as comunidades e povos indígena de Chapada I e Carnaúba, no município de São Benedito; Tabajara do Sítio São Miguel, em Tamboril; Tabajaras de Olho Daguinha – Comunidade Nossa Senhora do Livramento, e Tabajara de Rajado – Comunidade Rajado, ambas do município de Monsenhor Tabosa.