Projeto São José inicia formação em Educomunicação com jovens indígenas de Monsenhor Tabosa

11 de abril de 2024 - 19:30

Texto: Rones Maciel / Imagens: Elane Lima

As vozes dos povos indígenas do Ceará ganham mais um espaço para se fortalecer e amplificar em todos os cantos por meio da comunicação popular. Esse é o resultado esperado com a formação de jovens em Educomunicação de cinco comunidades e povos indígenas do estado.
A capacitação promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e realizada pelo Projeto São José e Associação Slow Food do Brasil, iniciou nesta semana com a primeira turma de Educomunicação e Inventariamento Participativo com jovens da comunidade indígena Tabajara de Rajado, em Monsenhor Tabosa.

Mardokell Tabajara, liderança indígena do Povo Tabajara de Rajado, destaca as contribuições que o Projeto São José tem levado à comunidade e os benefícios para para fortalecer as lutas do seu povo. “Estamos recebendo uma formação em comunicação popular e daqui da nossa aldeia, vão sair jovens comunicadores que irão fazer parte dessa rede de comunicação para que a gente demonstre para o Brasil, para o Ceará, para o nosso próprio território e também para o mundo um pouco da nossa cultura, da nossa ancestralidade, um pouco não muito da nossa cultura alimentar“, frisou.

Educomunicação

A formação em Educomunicação tem o objetivo de capacitar os jovens em processos comunicativos e sociais para atuar na elaboração do inventariamento participativo da cultura alimentar e demais pautas de interesse coletivo da comunidade. A atividade faz parte das ações do projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará.

A jovem liderança Brena Tabajara disse das suas expectativas e como a comunicação popular por ser uma grande aliada para novas conquistas da juventude e a comunidade Tabajara de Rajado. “A comunicação popular vem pra somar significativamente para o nosso povo. Antes do projeto aparecer a gente tinha uma preocupação, como que eu vou concretizar as experiências dos meus trocos velhos, porque daqui a pouco eles passam, e vai ficar perdido. E aí o projeto surgiu pra deixar isso na internet, pra deixar isso, pra realizar os nossos sonhos“, afirmou.

A programação do encontro contou com a participação da comunidade, com comunicadores do Projeto São José, Rones Maciel e Elane Lima, e a facilitação das comunicadoras Nane Sampaio e Mirela Boullosa, e Gabriela Perioni, da Associação Slow Food Brasil. “É esse olhar, essa sensibilidade para trabalhar primeiro com os povos indígenas e entender os povos indígenas como os principais detentores e detentoras, de todos esses saberes que mantém a comida saudável, a comida ancestral, as nossas sementes, o nosso patrimônio alimentar brasileiro“, pontuou Perioni.

Os próximos encontros na comunidade acontecem de 29/04 a 13/05, dando continuidade ao processo e vivência para construção do inventário participativo da cultura alimentar da comunidade Tabajara de Rajado.