SDA realiza seminário final de divulgação do edital Mulheres Rurais

15 de abril de 2024 - 21:29

Texto e fotos: Ascom PSJ/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, encerra o ciclo de seminários (virtuais e presenciais) de divulgação e tira-dúvidas do edital Mulheres Rurais, na quarta-feira (17), às 10h.

O encontro acontece de forma virtual (live) no canal da SDA Ceará no Youtube, com o objetivo de tirar as principais dúvidas das mulheres e parceiros dos territórios do Ceará.

Seminários Territoriais

Durante 30 dias foram realizados seminários (virtuais e presenciais) com mulheres e entidades parceiras dos 182 municípios elegíveis a participar do edital, das 14 regiões de Planejamento do estado.

Os encontros tiveram o objetivo de divulgar o edital Mulheres Rurais, com participação de mulheres, potenciais beneficiárias, e contou também com parceiros, como sindicatos dos/as trabalhadores/as rurais, secretarias municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Agrário, entidades de Ater, Ematerce, movimentos sociais e outros.

Edital Mulheres Rurais

O objetivo do edital Mulheres Rurais é fortalecer negócios já existentes e, assim, promover a independência financeira e o reconhecimento social das mulheres. O edital vai selecionar propostas de negócios feitas por mulheres que moram em comunidades rurais do Ceará.

Serão selecionadas 200 inicativas que receberão recursos de até R$ 30 mil para investir em projetos e assessoria técnica, para fortalecer atividades econômicas produtivas agrícolas e não agrícolas, com a produção ou serviço vinculados diretamente à agricultura familiar, pecuária, extrativismo vegetal e pesca.

Novidades

O edital Mulheres Rurais é o primeiro na linha de fomento exclusivo para mulheres rurais na política pública no estado do Ceará. E também em linguagem simples na SDA, uma inovação na política de Estado.

Todo o processo acontece de forma online, por meio do Sistema Integra, com linguagem simples que possibilita acessibilidade, autonomia e inclusão das mulheres rurais no processo de inscrição.

A linguagem simples aplicada no edital Mulheres Rurais é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Laboratório de Inovação Íris do Governo do Ceará.