116ª reunião do CEDR discute planejamento estratégico da SDA e edital Mulheres Rurais

16 de abril de 2024 - 16:48

Texto e fotos: Ascom SDA

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) realizou a 116ª reunião ordinária na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), nesta terça-feira (16). O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, presidiu o encontro, representando o presidente do colegiado, o secretário da SDA, Moisés Braz.

Marcos Jacinto destacou as pautas da reunião do CEDR. “No encontro desta terça-feira, foram apresentadas a proposta de planejamento estratégico da SDA, o edital Mulheres Rurais, o Plano de Aplicação e Manual Operacional 2024, o relatório de desempenho do Fedaf, entre outros assuntos que são extremamente relevantes para a nossa secretaria. É o Conselho Estadual cada vez mais forte contribuindo de forma efetiva com controle social e o fortalecimento das políticas públicas”, elogiou.

A técnica do Projeto São José, Nadir Chaves, frisou a importância do edital Mulheres Rurais para as cearenses. “Na reunião do CEDR, destaquei a importância do edital Mulheres Rurais para o protagonismo feminino no Ceará. Quero lembrar a todas que o período de inscrições inicia na quinta-feira (18)”, destacou.

Edital Mulheres Rurais

O objetivo do edital Mulheres Rurais é fortalecer negócios já existentes e, assim, promover a independência financeira e o reconhecimento social das mulheres. O edital vai selecionar propostas de negócios feitas por mulheres que moram em comunidades rurais do Ceará.

Serão selecionadas 200 iniciativas que receberão recursos de até R$ 30 mil para investir em projetos e assessoria técnica, para fortalecer atividades econômicas produtivas agrícolas e não agrícolas, com a produção ou serviço vinculados diretamente à agricultura familiar, pecuária, extrativismo vegetal e pesca.

O edital Mulheres Rurais é o primeiro na linha de fomento exclusivo para mulheres rurais na política pública no estado do Ceará. E também em linguagem simples na SDA, uma inovação na política de Estado.

Todo o processo acontece de forma online, por meio do Sistema Integra, com linguagem simples que possibilita acessibilidade, autonomia e inclusão das mulheres rurais no processo de inscrição.

A linguagem simples aplicada no edital Mulheres Rurais é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Laboratório de Inovação Íris do Governo do Ceará.