Irineuda Lopes é nomeada secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA

2 de maio de 2024 - 14:01

Texto e fotos: Ascom SDA

Irineuda Lopes é a nova secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Nomeada no dia 30 de abril pelo governador Elmano de Freitas, a nova secretária substitui Pedro Neto na pasta, criada com a aprovação da reforma administrativa em fevereiro de 2023.

A secretária foi recepcionada pelos secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto e Taumaturgo Júnior. Irineuda Lopes descreveu o sentimento após a nomeação. “Para mim que sou mulher é muito gratificante ocupar uma secretaria que olha para os territórios no campo da agroecologia. Estar aqui é algo muito positivo porque traz uma perspectiva do olhar das mulheres. É um desafio trabalhar com as políticas do Governo do Ceará e construir as pautas juntamente com os movimentos, os assentamentos e as comunidades. E hoje como parte integrante da secretaria, temos esse papel de levar as nossas ações ao homem e a mulher do campo”, frisou.

Natural de Canindé, Irineuda Monte Lopes tem dedicação ao ativismo no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e no Coletivo LGBT Sem Terra. É filha de Manoel Lopes dos Anjos e Maria Isaltina Monte Lopes.

Guiada pelos valores culturais e pela identidade do sertão, Neidinha enxergou na educação um meio para a transformação. Formada em Licenciatura em Educação do Campo e com um mestrado em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), a nova secretária entende que a educação é ferramenta poderosa para empoderar as comunidades rurais.