Governo do Ceará e Conab anunciam ações para beneficiar criadores cearenses

3 de maio de 2024 - 17:31

Texto e fotos: Ascom SDA

O governador Elmano de Freitas presidiu reunião com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, e com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para tratar sobre projetos para fortalecer a política de distribuição de alimentos, nesta sexta-feira (3). Entre as ações, está o programa “Venda em Balcão”, que facilita o acesso dos pequenos criadores rurais aos estoques agrícolas, instalados em cinco unidades administradas pela Conab no Ceará.

Pelas redes sociais, Elmano de Freitas resumiu a pauta da reunião. “No encontro, conversamos sobre o leilão de frete que viabilizará o transporte de 2,5 mil toneladas, o equivalente a 41 mil sacas de milho, para garantir o reabastecimento nas unidades. O objetivo é democratizar o acesso e comercialização de produtos para os agricultores familiares”, destaca o chefe do Executivo estadual.

Programa Venda em Balcão

O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local. Constitui-se em um canal de grande apelo social para o escoamento e a venda dos estoques públicos, propiciando a democratização do processo de comercialização de produtos do Governo Federal.

O Programa estabelece condições de igualdade e oportunidades, visto que os grandes compradores são assistidos pelos leilões públicos realizados por meio de Bolsas de Mercadorias, que se caracterizam por volumes maiores de compra e inviabilizam a participação dos pequenos criadores.

Visita às sedes da Conab

Na quinta-feira (2), o secretário Moisés Braz representou o governador Elmano de Freitas em visita técnica à sede da Central de Abastecimento (Ceasa) de Tianguá, no interior do Estado. A comitiva, integrada pelo presidente Tin Gomes e por representantes da diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), discutiu sobre melhorias na sede da entidade e tratou da cessão da área da Conab para o Governo do Ceará.

A atividade teve como objetivo negociar a cessão do espaço, pertencente à Conab, ao Governo do Ceará, informou Moisés Braz. “Nosso encontro com representantes da Conab foi essencial para debatermos sobre esse processo da nossa Ceasa. Atualmente, o prédio precisa de reformas e a gestão estadual só pode seguir com todo o processo após a aprovação da sessão”, explicou. Conforme o titular da SDA, as reformas vão trazer “benfeitorias e proporcionar mais dignidade aos permissionários da Ceasa de Tianguá”.

O grupo também realizou visita técnica à Unidade Armazenadora da Conab, em Sobral, e às obras da Transnordestina, em Quixadá. O presidente da Ceasa-CE, Tin Gomes, a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Thiago dos Santos, acompanhados pelo chefe da Coordenadoria de Relações Institucionais e Acompanhamento das regionais, Elton Mariani, e o superintendente regional da Conab no estado, Daniel Martinho Barboza Filho, também participaram das atividades.

Sobre a Ceasa-CE

Atualmente, a Ceasa-CE é responsável pela geração de 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos, conta com 450 lojas/boxes e 2.585 módulos e uma população flutuante de cerca de 35 mil pessoas às segundas e quintas, dias das maiores feiras na Ceasa em Maracanaú. A entidade conta também com os entrepostos de Barbalha e Tianguá.

Inaugurada em 9 de novembro de 1972, a Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE) completou 50 anos de atividades em 2022. Antes de ser oficialmente inaugurada em Maracanaú, a Ceasa possuía um escritório que funcionava no Centro de Fortaleza, onde iniciou suas atividades e onde os primeiros funcionários começaram a trabalhar. Só em novembro de 1972 mudou para Maracanaú, levando consigo muitos dos comerciantes que vendiam frutas e verduras no Centro.

Criada com o objetivo de centralizar a distribuição de hortigranjeiros, além de promover, desenvolver, dinamizar e organizar o abastecimento alimentar do Ceará e estados vizinhos, a Ceasa conta hoje com três entrepostos: Maracanaú, Barbalha e Tianguá. No entreposto da Ceasa em Maracanaú, são oferecidos diversos serviços como agências bancárias, cartório de ofício, posto de gasolina, lanchonetes, quiosques de alimentação, restaurantes, o Programa Mais Nutrição, dentre outros.

Na Ceasa Cariri, que também conta com o Mais Nutrição, funciona também um posto do Detran-CE, além de diversos outros serviços. Circulam diariamente pela Ceasa em Maracanaú nos dias das maiores feiras (segunda e quinta), cerca de 35 mil pessoas, numa área de 35 mil m², distribuída entre 20 galpões de pequeno, médio e grande porte.