Ceará marca presença em encontro sobre Projeto Dom Hélder Câmara III, em Alagoas

16 de maio de 2024 - 15:32

Textos e fotos: Ascom SDA

O Ceará marca presença no Encontro Regional Diálogos do Projeto Dom Hélder Câmara III, nos dias 16 e 17 de maio, na capital alagoana. O secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto, participou da mesa de abertura do evento, representando a Câmara Temática da Abertura Familiar e o Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira (16).

O PDHC III tem como objetivo contribuir para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar e nutricional na agricultura familiar, além das desigualdades de gênero, geração e étnico-raciais, no Semiárido do Nordeste e de Minas Gerais, por meio do acesso a políticas públicas, inovações tecnológicas e recursos que promovam sistemas alimentares sustentáveis, biodiversos e resilientes ao clima.

Encontro Regional Diálogos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou a terceira etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) para o Semiárido brasileiro. A implementação está prevista para começar no segundo semestre deste ano, com recursos da ordem de R$ 220 milhões, por iniciativa da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Participam do encontro convidados representantes do governo e da sociedade civil, incluindo agentes públicos, pesquisadores, agricultores familiares, trabalhadores rurais, além de jovens rurais, povos e organizações indígenas, pescadores artesanais e populações extrativistas.

Reunião na SDA

Em abril, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) reuniu representantes de órgãos estaduais, de movimentos sociais e da sociedade civil para a 1ª reunião de discussão e apresentação da fase 3 do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). A nova fase vai beneficiar cerca de 90 mil famílias nos estados brasileiros, localizados nas regiões nordeste e sudeste do país, que são: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em território cearense, 12.600 famílias serão beneficiadas. O investimento previsto é R$ 221,4 milhões.

Projeto Dom Hélder Câmara

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdade no semiárido, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas, e tem como eixo central a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A nova fase do PDHC contempla três componentes: promoção da segurança alimentar e nutricional numa perspectiva agroecológica; fortalecimento de capacidades, inovação e disseminação; e gestão do projeto e movimentação e avaliação (M&A). A reunião contou com a presença dos representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RECT – Ceará), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece) e da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem-Terra (MST Ceará).