SDA marca presença no lançamento do Programa de Capacitação das Cooperativas de Produtores Rurais

17 de maio de 2024 - 16:37

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, participou da apresentação do Programa de Capacitação das Cooperativas de Produtores Rurais, realizado pelo Sistema Fecomércio, em Fortaleza, na quinta-feira (16). O evento foi promovido em parceria com o Governo do Ceará, por meio da SDA e o Instituto Agropolos.

O programa tem como objetivo aprimorar as habilidades técnicas e gerenciais dos profissionais do setor cooperativista, focando na agricultura familiar. O curso é o primeiro de uma série de três formações para agricultores familiares.

O secretário Moisés Braz reforçou a iniciativa. Segundo ele, as cooperativas carecem de conhecimentos sobre o funcionamento do mercado, logística, o que torna a capacitação e qualificação importante para potencializar a competitividade. “A principal dificuldade está na comercialização dos produtos, especialmente no início dos negócios, devido a problemas logísticos, falta de conhecimento e dificuldade em participar de editais governamentais. Embora haja uma oferta variada de produtos, como farinha de mandioca, mel de abelha, hortifruti e derivados do leite, enfrenta-se dificuldades em colocá-los no mercado. O apoio da Fecomércio e do Sistema como um todo, do presidente Luiz Gastão, que é o grande incentivador desse projeto, representa uma oportunidade para os trabalhadores entenderem que, se tiverem produtos, encontrarão apoio para sua comercialização, especialmente produtos orgânicos, de qualidade”, disse o titular da SDA.

A abertura do programa contou com as presenças do deputado estadual Missias Dias, do vereador do município do Crato e coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Cooperativismo, Pedro Lobo, e o presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças.

Compra Direta

O Programa Compra Direta reúne 18 cooperativas da agricultura familiar de todo o Ceará. Somente nos últimos seis meses de 2023, foram comprados quase R$ 9 milhões em insumos da agricultura familiar pelo programa e a tendência é que esse montante seja ampliado com a previsão de novos restaurantes do Sesc, que atualmente produz 12 mil refeições diárias, e também com a ampliação do programa para outros setores, daí a importância da capacitação das cooperativas.