SDA participa em Brasília de encontro sobre segurança alimentar nas cidades

17 de maio de 2024 - 11:59

Texto e fotos: ASCOM SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou do I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades – Alimenta Cidades, realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília. A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz, participou da mesa de abertura do evento representando a SDA.

Regma Queiroz destacou o lançamento da Estratégia Alimenta Cidades. “Nesta semana, o MDS, o Ministério das Cidades e o MDA fizeram um importante anúncio para a garantia da segurança alimentar e nutricional nos centros urbanos. O evento de lançamento da Estratégia Alimenta Cidades colocou na pauta de discussão a agenda alimentar urbana e periurbana, os seus desafios e possibilidades. Trouxe ainda discussões sobre as mudanças climáticas e tratou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos para as áreas urbanas e periurbanas. Foi muito importante a SDA marcar presença neste evento”, pontuou a titular da Codece.

A mesa de abertura contou também com as presenças do titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, e demais representantes de gestores municipais e estaduais.

Alimenta Cidades

O MDS promoveu o Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades – Alimenta Cidades. A iniciativa é uma parceria com os ministérios das Cidades (MCid) e do MDA, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O evento, que teve como intuito de fortalecer, promover e fomentar a alimentação saudável e adequada em territórios urbanos, junto a populações em situação de vulnerabilidade e risco social, reuniu representantes de quase 60 municípios que passaram a integrar essa iniciativa do MDS.

Critérios

Para seleção dos municípios foram definidos os seguintes critérios:

– Municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, segundo o resultado do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

– Capitais brasileiras;

– Municípios das regiões Sul e Sudeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, também segundo o Censo para o ano de 2022, e que estejam entre os 20 municípios destas regiões com a maior quantidade de população em situação de rua, conforme registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para saber mais e conhecer a lista de cidades que aderiram à Estratégia Alimenta Cidades, acesse AQUI (Com informações do Governo Federal)