Missão do Banco Mundial visita experiências apoiadas pela SDA no Ceará
24 de maio de 2024 - 16:16
Texto: Rones Maciel-PSJ | Web: Elane Lima | Fotos: Davi Farias
A missão do Banco Mundial de supervisão do Projeto São José realizou, nos dias 21, 22 e 23 de maio, visitas técnicas a ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) nas regiões de Sertões de Crateús e Vale do Jaguaribe. Acompanhada pela equipe técnica e dos parceiros do projeto, a comitiva se dividiu em dois grupos para ver de perto experiências apoiadas pela secretaria por meio do PSJ.
O primeiro grupo esteve no município de Monsenhor Tabosa, região Sertões de Crateús, na comunidade indígena do Tabajara de Rajado. A comunidade é beneficiária de duas ações do Projeto São José. A primeira é o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), em parceria com a empresa de assessoria técnica Esplar.
A comunidade tem ainda a ação do Inventário da Cultura Alimentar dos povos indígenas e comunicação popular com jovens, realizado juntamente com a Associação Slow Food Brasil.
A gerente do projeto do Banco Mundial no Brasil, Marie Paviot, disse da importância dessa ação com povos tradicionais no projeto. “Ficamos muitos satisfeitos em ver essa ação direta com povos indígenas, fortalecendo a atuação do projeto com jovens e indígenas, importante para avançar cada vez mais nos resultados do projeto”, destacou Paviot.
A comitiva visitou ainda a experiência da Cooperativa da Agricultura Familiar dos Sertões de Crateús (Cooperagri). A atividade teve o objetivo de apresentar o plano de negócio, atualmente em fase de elaboração. O encontro inicial aconteceu no escritório regional da Ematerce para discutir quais os objetivos da cooperativa em relação ao projeto. E no segundo momento, o local das futura instalações do centro de distribuição dos produtos da agricultura familiar.
Módulos Sanitários
O segundo grupo, formado pelos técnicos da componente de acesso à água e saneamento rural do projeto, especialistas do Banco Mundial e representantes do parceiros Cagece, Sohidra e Sisar, estiveram as comunidades rurais de Jurema, Sargento e Córrego do Machado, no município de Jaguaruana, na região do Vale do Jaguaribe.
O objetivo das visitas foi avaliar as estruturas de sistemas de abastecimento de água e módulos sanitários implantados nas comunidades rurais, no âmbito do acordo de empréstimo. Também houve diálogo com os beneficiários sobre a satisfação com as estruturas implantadas e sua participação no processo.
Segundo o especialista em saneamento do Banco Mundial, Wilson Rocha, “o projeto chegou em um ponto ideal de execução da construção dos módulos sanitários. Sentimos isso na satisfação e na participação das pessoas da comunidade. E isso foi possível porque teve a atuação da equipe de fiscalização e do social do projeto”.