Ceará estreia na maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina

7 de junho de 2024 - 14:47

Texto e fotos: Ascom SDA

O Ceará estreia neste ano na maior feira de produtos naturais da América Latina, a Naturaltech, que acontece de 12 a 15 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, dez cooperativas apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio Projeto São José (PSJ), irão expor produtos da agricultura familiar – cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino e derivados do caju como paçoquinha e pasta de castanha de caju veganas, entre outros.

Reconhecida como líder no mercado, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024 chega à 18ª edição e reúne os principais expositores de produtos naturais, integrais, probióticos, fitoterápicos, tratamentos complementares, nutrição esportiva, estética, além de ser uma impulsionadora de novos negócios. Possui área de exposição com centenas de marcas, palco de lançamentos, tendências de consumo e o encontro anual de negócios do segmento.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, celebrou a participação do Ceará na 18ª na Naturaltech. “Nos últimos anos é perceptível o crescimento do mercado de produtos orgânicos no Brasil com a preferência dos consumidores por alimentos saudáveis e hábitos mais sustentáveis. Diante deste cenário, o Ceará está muito representado por essas cooperativas que são a base da agricultura familiar cearense. Nós estamos levando produtos frutos da nossa vivência, como o óleo de coco agroecológico, paçoquinha, rapadura, entre outros. O nosso Estado desponta como referência nas políticas de incentivo ao acesso aos mercados pela SDA, via Projeto São José”, destacou o titular da SDA, que tem presença confirmada na feira.

No ano de estreia, o Ceará leva inovações para a Naturaltech como a paçoquinha, a pasta de castanha de caju, a pasta de alho, além de outros itens como mel de abelha orgânico em sachê e em bisnaga, farinhas e fécula de mandioca. A tradicional castanha – nas versões natural, natural orgânica e torrada salgada – também estará presente no evento. Nas bebidas, os destaques do estande são as cajuínas tradicionais e vegana.

O Ceará também leva moda para a feira com a renda de filé. Doces, biscoitos, rapaduras, mel e óleo de coco agroecológico ocupam o estande cearense na maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina. Alguns produtos que serão expostos na feira foram desenvolvidos em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Governo do Ceará.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, destacou a presença do Ceará na Naturaltech. “O Ceará está muito representado na maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina. E o PSJ busca fortalecer a participação dessas entidades nesses eventos por meio do acesso ao mercado dos produtos da agricultura familiar. E a Naturaltech é o espaço ideal para as organizações de produtores do Ceará ganharem destaque e estabelecerem parcerias econômicas”, frisou.

Estarão presentes na feira a Terra Conquistada – marca que levará produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel), da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc) e da Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), a Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp) e o Grupo Balanço do Coqueiro, de Itapipoca.