SDA participa de oficina de implementação do Programa Cisternas em Brasília

14 de junho de 2024 - 17:44

Texto: ASCOM MDS/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou da oficina “Programa Cisternas: construindo redes para a implementação de tecnologias sociais de acesso à água” promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília. A coordenadora do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coágua), Odalea Severo e a técnica Iana Xênia participaram do encontro.

Com recurso de R$ 311 milhões, fruto de uma parceria entre o MDS e o Consórcio Nordeste, será realizada a construção de mais de 42 mil cisternas e outras tecnologias sociais de acesso à água na região do Semiárido para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade do Nordeste. No Ceará, o novo convênio atenderá mais de 10 mil famílias com as tecnologias de acesso à água. A oficina reuniu gestores estaduais, dos nove estados, responsáveis pela execução e monitoramento do programa. 

“A oficina construindo redes para a implementação de tecnologias sociais de acesso a água foi uma oportunidade para discutir os processos de implementação do programa cisternas nos Estados do semiárido.  Esses espaços favorecem a troca, o compartilhamento dos aprendizados e a construção de acordos coletivos. Garantir água para as famílias do semiárido é garantir saúde, cidadania e acesso à um direito”, pontuou a coordenadora da Coágua, Odalea Severo. 

O evento contou com painéis informativos sobre a implementação, o monitoramento e a integração do Programa Cisternas com outras iniciativas do MDS, como o Programa Fomento Rural. A troca de experiências e o diálogo entre os gestores estaduais e a equipe do ministério foram fundamentais para fortalecer a rede de colaboração e garantir a efetividade das ações.