Cooperativas da agricultura familiar comercializam 1,6 t de produtos na Naturaltech

20 de junho de 2024 - 15:22

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Marcel Bezerra

O Ceará encerrou sua participação na Naturaltech, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, no sábado (15). Dez cooperativas da agricultura familiar e produtores cearenses apoiados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), via Projeto São José (PSJ), estrearam na maior feira de produtos naturais e saudáveis da América Latina e conquistaram o público com a apresentação de produtos da cultura alimentar cearense.

Ao todo, foram comercializados uma tonelada e meia de produtos no estande cearense. A sensação foi de dever cumprido com o encerramento do evento, que teve início na quarta-feira (12), destacou o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, em balanço da estreia do Ceará na Naturaltech. “No ano passado estivemos em São Paulo como convidados e, em 2024, trouxemos nosso espaço na Naturaltech. O estande cearense na feira foi uma oportunidade única para a agricultura familiar cearense. Trouxemos cooperativas e produtores rurais para apresentarem seus produtos frutos do cooperativismo. Um evento dessa grandiosidade foi um importante instrumento de motivação para mostrar os produtos das famílias do campo para o Brasil e ao mundo e fortalecer cada vez mais a melhoria de renda para nosso Estado”, salientou.

O produtor da Cauina, Vicente Monteiro, celebrou o saldo das vendas. “Consegui vender todo o estoque que trouxe para a Naturaltech. A feira foi uma experiência incrível para apresentar nossa cauina, que nasceu de estudos da cultura indígena. As pessoas não gostaram apenas pela inovação, e sim pela qualidade do produto. E tudo isso é promovido pela agricultura familiar, que nos dá base social, cultural e de insumos do caju”, pontuou. A bebida foi desenvolvida após pesquisa na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Em visita ao espaço destinado à agricultura familiar cearense, o coordenador geral de apoio à agroindústria e estruturação da produção familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fabiano Oswald, reforçou a importância do espaço destinado ao Ceará na Naturaltech. “A presença do estande do Ceará na feira foi de extrema relevância pois reafirmou o compromisso do governo estadual e do Governo Federal em proporcionar estratégias para fortalecer a agricultura familiar, a produção de alimentos, a comercialização de produtos e o acesso a mercados. Garantir espaço para as famílias do campo gera desenvolvimento, renda e dá suporte para a propagação da cadeia da agricultura familiar”, defendeu o representante do Governo Federal.

Cearensidade em destaque

Conheça um pouco da história do grupo Balanço do Coqueiro, de Itapipoca, que levou para a Naturaltech o óleo de coco agroecológico:

O estande do Ceará teve produtos como cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino, geleias, paçoquinha e pasta de castanha de caju, entre outros. No ano de estreia, o Ceará levou inovações para a Naturaltech como a pasta de alho, outros itens como mel de abelha orgânico em sachê e em bisnaga, farinhas e fécula de mandioca. A tradicional castanha – nas versões natural, natural orgânica e torrada salgada – marcou presença no evento.

Nas bebidas, os destaques do estande foram as cajuínas tradicionais e vegana. Os doces, biscoitos, rapaduras e mel encantaram o público que visitou o estande cearense. O Ceará também levou moda para a feira com a renda de filé. Ainda durante a feira, o estande do Ceará foi um dos ganhadores do “Viva Verde”. O reconhecimento foi distribuído aos espaços com iniciativas de redução de resíduos, implementação de sistemas de coleta e reciclagem, ou de adoção de soluções criativas para demonstrações e degustações na feira.

A representante da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), Marina Costa, agradeceu o desempenho da equipe cearense presente na Naturaltech. “Quero em nome da minha entidade agradecer ao Projeto São José, SDA e Banco Mundial por proporcionar as cooperativas a chegarem em lugares imagináveis. O cooperativismo foi encantador, obrigada a toda equipe por todo trabalho de excelência. Foi lindo ver nosso Ceará tão bem representado”, pontuou.

A união das cooperativas no estande do Ceará foi elogiada pela coordenadora de comercialização da marca Terra Conquistada, Florença Moreira. “A Naturatech foi um aprendizado para todos nós. A ideia do espaço coletivo foi bem construída. No espaço as cooperativas aprenderam ainda mais na prática como funciona o cooperativismo, o estreitamento das relações das entidades do nosso Estado. E nós da Terra Conquistada aprendemos bastante. Sem contar que fizemos contatos e fechamos negócios com lojas que já comercializam castanhas e outros produtos que nossa marca tem”, festejou.

Ronaldo Sales, da Central de Cooperativas Copacaju (Copacaju), agradeceu o desempenho do Governo do Ceará durante o evento. “Nossa cooperativa só tem agradecer ao Projeto São José, a SDA e a todas as outras entidades pela parceria e compartilhamento de experiência. Mais sucesso para todos nós”, destacou.

Comercialização dos produtos

Conforme o assessor de mercado do Projeto São José, Edmilson Cruz, o estande cearense na Naturaltech foi um sucesso. “As vendas diretamente na feira atingiram 90% do estoque. Os demais produtos levados para a feira foram repassados em consignado com o Armazém do Campo, em São Paulo, por meio da parceria da Terra Conquistada e demais cooperativas apoiadas pelo Projeto São José. Ao todo, foram comercializados 1.641 quilos de produtos. Em resumo, a participação das nossas entidades foi um sucesso”, explicou.

O evento contou com a exposição de mais de 1700 marcas e 760 expositores do segmento. O assessor de programas e projetos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Fuad Nogueira, avaliou a participação das cooperativas na maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina. “A Naturaltech possibilitou às cooperativas da agricultura familiar do Ceará muitas conexões e alianças com diversas empresas do setor de produtos naturais. Mais do que isso, foi uma verdadeira imersão e experiência de intercooperação ao participar de uma feira deste porte. Ao mesmo tempo em que as cooperativas puderam participar de painéis sobre criação de produtos diferenciados e relevantes no mercado, construção de marca, marketing, gestão de vendas, políticas e estratégias comerciais, entre outros temas de gestão de negócios”, considerou.

Marcaram presença na feira a Terra Conquistada – marca que leva produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel), da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), a Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), a Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), a Central de Cooperativas Copacaju (Copacaju), a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustível do Ceará (Cooperbio), a Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia e o Grupo Balanço do Coqueiro, de Itapipoca.

Conheça a história da Cooperai, uma das cooperativas que representaram o Ceará na Naturaltech:

Sobre a Naturaltech

Reconhecida como líder no mercado, a 8ª edição do Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024 reuniu os principais expositores de produtos naturais, integrais, probióticos, fitoterápicos, tratamentos complementares, nutrição esportiva, estética, além de ser uma impulsionadora de novos negócios. O evento reuniu área de exposição com centenas de marcas, palco de lançamentos, tendências de consumo e o encontro anual de negócios do segmento.