Programa Cisternas: entidades executoras realizam monitoramento na SDA

21 de junho de 2024 - 17:48

Texto e fotos: Ascom SDA

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, presidiu reunião com entidades executoras do Programa Cisternas, na sede da pasta estadual, em Fortaleza, nesta sexta-feira (21). O encontrou reuniu as 12 entidades executoras da primeira fase do programa após a retomada da política social.

O secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a importância do encontro. “Reunir as entidades para debater sobre a atuação do Programa Cisternas no Ceará fortalece a credibilidade e transparência de atuação dessa política social tão importante para os cearenses. Ainda mais porque nessa primeira fase após a retomada pelo Governo Federal, povos e comunidades tradicionais foram os principais contemplados com essa política”, frisou o titular da pasta estadual.

Mais recursos

Neste ano, a SDA assegurou junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recurso no valor de mais de R$ 80 milhões para investimento em tecnologias sociais de armazenamento de água para produção e consumo humano.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, adiantou as novidades para o novo edital do Programa Cisternas. “Nós fizemos esse encontro para entender como está a execução, debater e trocar experiências sobre a execução desse programa tão importante para o Ceará. A reunião acontece em um momento estratégico, uma vez que nós estamos elaborando um novo edital. O novo documento gira em torno de R$ 83 milhões para construção de 10.500 cisternas de primeira água, 600 de segunda água e mais 191 de reuso com fossa ecológica. Por isso esse encontro foi tão importante para a gente discutir as novidades do programa Cisternas”, destacou.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) produziu conteúdo multiplataforma sobre o Programa Cisternas. Confira no Youtube e no link AQUI

Programa Cisternas

De caráter nacional e executado em parceria da SDA com entidades do terceiro setor, o Programa Cisternas tem como objetivo ampliar as condições de captação, armazenamento e utilização da água para o consumo humano, produção de alimentos e sede animal, por meio do apoio à implementação de cisternas e outras tecnologias sociais de baixo custo e de comprovada eficiência técnica.

O Projeto Cisternas atende famílias cearenses com a construção de cinco tecnologias sociais: cisterna de placas de 16 mil litros para consumo humano, escolar, enxurrada, calçadão e reuso de água cinza. O principal objetivo dessa tecnologia social é o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural.