SDA sedia Idace Debate e entrega títulos de propriedade a famílias do campo de 19 municípios

5 de julho de 2024 - 16:45

Texto: Ascom SDA / Fotos:

O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) sediou mais uma edição do Idace Debate, nesta quinta-feira (4), em Fortaleza. Na pauta, a discussão sobre parcerias com movimentos sindicais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Durante o evento foi realizada a entrega de títulos de propriedades aos agricultores e produtores rurais de 19 municípios, com a soma de 856 documentos. O trabalho será realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

O secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a importância do momento para o Ceará. “Nós da SDA estamos empenhados no processo de universalização da reforma agrária para todas as famílias do campo cearense. Participar deste momento reafirma o compromisso do Governo do Ceará no debate sobre essa pauta. Quero agradecer também à Fetraece pelo empenho em facilitar o processo de distribuição de documentos na região do Vale do Jaguaribe. Portanto, parabéns a todos que estão construindo coletivamente o debate sobre as políticas de campo e o desenvolvimento para as posses das propriedades”, frisou o titular da SDA.

De Jijoca de Jericoacoara, o agricultor José Nunes agradeceu a entrega do documento. “Para nós, trabalhadores, esse momento era muito esperado. A questão da regularização fundiária era um sonho não realizado e hoje chegamos a um momento muito feliz para receber esses documentos. A partir de agora, estamos mais firmes e fortes”, pontuou o produtor rural.

A entrega dos títulos de propriedades fortalece a política de regularização fundiária no Ceará, frisou o coordenador regional da Fetraece, Miramar Muniz. “Nós estamos levando títulos para entregar na região do São João do Jaguaribe aos nossos agricultores familiares, que terão a oportunidade de receber esses documentos, registrar e acessar as políticas públicas que interessam a questão da agricultura familiar no Ceará”, finalizou o representante da entidade na região.

O superintendente do Idace, João Alfredo, reforçou a parceria entre as entidades para o fortalecimento da questão agrária. “O que nós estamos fazendo aqui é de suma importância. Com o fortalecimento dessa parceria com a Fetraece, todo mundo ganha. De um lado temos a capilaridade da Federação – todo município tem seu sindicato – por outro, o Idace pode acelerar o processo de entrega de títulos. Os dirigentes que vieram aqui hoje vão levar esses títulos para os beneficiários assumindo dois compromissos, de fazer a entrega do título ao agricultor e, segundo, se tiver alguma solenidade lá, chamar a gente”, finalizou.