Expocrato: debate sobre cooperativismo e cultura do algodão movimentam o segundo dia de atividades do estande na SDA

16 de julho de 2024 - 19:32

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Gustavo Araújo

O segundo dia de atividades no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) na edição 2024 da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), nesta terça-feira (16), foi agitado. O espaço contou com uma palestra sobre a força do cooperativismo e uma roda de conversa sobre o algodão agroecológico no Ceará.

A atividade sobre a cultura cooperativista e a certificação sanitária na agricultura familiar para acesso a mercados e políticas públicas foram ministradas pelos técnicos da SDA, Cléber Leite e Gleydson Ribeiro, respectivamente. Durante sua participação, enfatizou a importância do debate sobre o cooperativismo. “A ideia da palestra foi dar um sentido ao processo do cooperativismo a partir da participação dos agricultores, tentando conscientizá-los da cultura da cooperação. A cooperativa não tem vida se as pessoas não estiverem dispostas a cooperar para o processo da empresa. Cooperativa é uma empresa, e quem entra nela tem que ter atitude para cooperar para o sucesso do empreendimento”, ensinou.

Já a roda de conversa sobre o algodão agroecológico foi organizada pelo técnico da SDA, Wander Magalhães. A representante da Associação de Produtores de Algodão do Ceará (Apaece) e responsável pelo programa Ouro Branco, Franciele Silva, destacou a parceria do Governo do Ceará para o fortalecimento do algodão. “O apoio do Governo tem garantido a revitalização da cultura do algodão. Nós começamos o programa Ouro Branco em 29 municípios com um projeto-piloto de mil hectares. Já neste ano, em 2024, estamos colhendo os frutos dessa política de revitalização. A parceria tem dado muito certo”, explicou.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, reforçou a importância de debater os dois temas no estande da SDA na Expocrato. “Hoje no nosso estande nós tivemos duas palestras com temas relevantes para a agricultura familiar. O primeiro, que é o diálogo sobre o cooperativismo, importância dos empreendimentos, da agricultura familiar e de suas certificações. Na proposta de ampliar a renda dos agricultores e das agricultoras familiares. E no segundo momento nós tivemos uma palestra sobre a produção de algodão agroecológico no Ceará. Um debate super importante e essencial para as famílias do campo”, destacou.

Também nesta terça-feira, o Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), vinculada à SDA, ministrou o curso GPS Geodésico.

Confira transmissão do Papo Rural, o podcast do Desenvolvimento Agrário do Ceará:

Atividades no estande

O primeiro dia de atividades do estande da SDA foi marcado por uma roda de conversa sobre reúso de água cinza e pela entrega de títulos de terras, na segunda-feira (15). No Georpark Araripe, foi lançado o edital do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).

Neste ano, a SDA abriga um estande com uma programação diversificada entre palestras, formações, debates, apresentações de artistas locais, exposição de produtos da agricultura familiar e estúdio de podcast, entre outras atrações.

Para conferir a programação completa do estande da SDA na Expocrato clique AQUI

Sobre a Expocrato

A Expocrato 2024 tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia cearense neste ano. Um evento que gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a organização. O evento segue até 21 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício, no Crato.