Projeto São José capacita OAFs em temáticas ambientais sustentáveis

25 de julho de 2024 - 14:12

Texto e fotos: Ascom SDA

A primeira turma de capacitação em uso de caldeiras em agroindústrias de beneficiamento de castanha de caju apoiadas do Projeto São José teve início na segunda-feira (22). A formação segue até 26 de julho, na Fazenda Uruanan, em Chorozinho. A capacitação tem duração de 40 horas/aula, com exposições teóricas e atividades práticas envolvendo cerca de 20 participantes de Organizações da Agricultura Familiar (OAFs) beneficiadas pelo Projeto e parceiros.

O jovem Everlon Kayron, presidente da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Maçaranduba, no município de Beberibe, disse que é importante a capacitação, pois “o curso veio para agregar, visto que a gente estava precisando disso a muito tempo para aumentar a nossa produção de beneficiamento da castanha de caju”.

O diretor financeiro da Copacaju, Airton Silva, em Chorozinho, reforçou como a capacitação fortalece o trabalho desenvolvido pelas cooperativas da agricultura familiar na cadeia produtiva do caju no Ceará.

“Esse curso é muito importante, porque para ser caldeireiro é necessário ter certificação, e graças a essa ação do Projeto São José será possível. Isso aconteceu a partir dessa articulação das cooperativas apoiadas pelo Projeto São José”, disse o diretor.

Segundo o técnico Olímpio Queiroga, da Gerência de Inclusão Econômica Sustentável, “as empresas de ATER apontaram uma demanda de capacitação que pudesse subsidiar um melhor funcionamento para estas agroindústrias. Analisando estas demandas destas ferramentas o PSJ acatou para assim fortalecer estes empreendimentos”, destacou o técnico de Acompanhamento dos Projetos Produtivos dos Projetos Egressos do PSJ IV.

Participam da primeira turma representantes de OAFs dos municípios de Aracati, Beberibe, Ocara e Chorozinho, e técnicos da empresa de Assistência Técnica do Instituto Flor do Piqui. A capacitação da segunda turma, com beneficiários dos municípios do Crato, Quixeramobim, Turruru e Aracoiaba, está prevista para o mês de agosto.

Capacitações ambientais do PSJ

A capacitação em uso de caldeiras em agroindústrias de beneficiamento da castanha de caju é um dos temas que será abordado pela empresa especializada em ministrar oficinas temáticas, visando capacitar 3.000 beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS – Projeto São José III – 2ª fase.

As capacitações ambientais têm por finalidade contribuir para que os públicos do PSJ busquem mudanças comportamentais no desenvolvimento de suas atividades diárias, vivenciem experiências exitosas por meio do compartilhamento de saberes e sejam motivados ao engajamento e as melhores práticas de gestão e produção que assegurem a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos projetos apoiados.

Para além desta temática, outras também estão sendo realizadas tais como: Técnicas de cultivo e conservação de forragem, Técnicas de raleamento e rebaixamento da vegetação nativa, Controle zootécnico e Técnicas para melhoramento genético e reprodutivo de rebanhos, Medidas de controle sanitário, em associações no município de Santa Quitéria envolvendo mais de 700 beneficiários.