Projeto São José participa de seminário sobre saneamento rural, em Salvador
9 de agosto de 2024 - 14:50
Texto e fotos: Ascom SDA
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), participou do XI Seminário Nacional de Saneamento Rural, de 6 a 8 de agosto, em Salvador (BA). Com o tema “O saneamento rural escrevendo sua história: gestão participativa e compromisso social”, o seminário buscou promover trocas de conhecimentos conquistados através de políticas públicas efetivas.
A programação abordou os aspectos socioeconômicos da universalização dos serviços de água e esgoto, considerando o aumento da demanda e redução de recursos ao longo dos tempos. O PSJ esteve representado por integrantes das áreas de Gerência de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (Geas) e Assessoria de Gestão Social (Ageso). Charliane Barbosa, Nágela Araújo, Cristina Barros e Sara Félix, Allison de Macedo e Jânio Menezes.
Durante o evento, foi enfatizada a importância do modelo de gestão utilizada pelo PSJ, pois possibilita a emancipação das organizações através do empoderamento dos seus membros, apoiando e acompanhando os investimentos em infraestrutura de Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e esgotamento sanitário, com ações de educação ambiental e uso consciente da água. “Para nós, técnicos e técnicas do PSJ, tem sido interessante conhecer a experiência de outros estados no acompanhamento e apoio às comunidades no processo de gestão do SAA, fortalecendo o controle social”, destacou Cristina Barros, assessora de Gestão Social do PSJ.
O gerente de Abastecimento de Água e Saneamento Rural do projeto, Jânio Menezes, ressaltou, reforçando “o enfoque no associativismo como forma de promover o fortalecimento das comunidades através das Organizações da Sociedade Civil para que estas sejam um elo entre a sociedade e o estado”.
A programação do evento contou ainda com debates feitos por representantes do Banco Mundial. Juliana Garrido, especialista sênior em Abastecimento de Água e Saneamento trouxe questões relacionadas à captação de recursos para implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário com o modelo de gestão em áreas rurais. O engenheiro Sanitarista e especialista em Saneamento, Wilson Rocha, palestrou sobre a importância de indicadores como instrumento para sustentabilidade do modelo de gestão compartilhada.