SDA e MDA-CE rearticulam territórios de desenvolvimento rural para integração de políticas públicas no Ceará

9 de agosto de 2024 - 12:33

Texto e fotos: Ascom SDA

Os secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto, e de Fomento Produtivo e Agroecologia, Irineuda Lopes, presidiram reunião de rearticulação dos territórios de desenvolvimento rural e integração de políticas públicas no Ceará, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), nesta sexta-feira (9). Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário do Ceará (MDA-CE), o encontrou contou com representantes da Superintendência Regional do Trabalho, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretária da Pesca, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Secretaria dos Povos Indígenas, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O secretário da SDA, Marcos Jacinto, resumiu o debate na reunião. “O encontro teve como objetivo apresentar o processo de reestruturação da política de desenvolvimento territorial, que é uma política fundamental para o nosso Estado e o Brasil. Por conta da importância, esse processo requer articulação e mobilização de várias entidades, órgãos, secretarias e a sociedade civil. Foi uma reunião muito satisfatória porque recebemos um retorno positivo da contribuição de todos os entes”, frisou.

Na área da educação, o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares, reforçou a importância de debater o desenvolvimento rural do Ceará. “Acho muito bonito esse esforço que é feito por nós, por todas as secretarias e entidades. A articulação de políticas públicas é essencial para desenvolvimento territorial, inclusive na área da educação. Ainda mais porque estamos vivenciando a interiorização do ensino superior e nós estarmos aqui potencializa o nosso papel neste debate”, pontuou.

Próximas etapas

A retomada das políticas territoriais por parte do Governo Federal também discute a estratégia dos territórios nos estados. O Ceará conta com 14 territórios homologados. Recentemente, foi publicada uma resolução no Diário Oficial do Estado (DOE) para debater a reestruturação e retomada da política territorial.

A assessora do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), Eveline Augusto, analisou a participação do colegiado na reunião e os próximos passos na discussão da rearticulação dos territórios de desenvolvimento rural e integração de políticas públicas no Ceará. “O CEDR compor essa frente é fundamental para assegurar não só o controle social, mas a participação e a paridade dos movimentos e dos gestores públicos e das entidades que atuam e executam essas políticas públicas que chegarão nos territórios. Na próxima etapa, nós temos agora um pool de seminários, que acontecerão em todos os 14 territórios do estado que foram recentemente homologados e reconhecidos pelo próprio CEDR a partir da demanda do MDA e temos também a executabilidade de cinco grandes projetos que começaram a ser implantados nos territórios da ponta”, explicou a técnica da SDA.

O superintendente do MDA-CE, José Wilson Gonçalves, reforçou a contribuição de todos os entes nesse debate. “Estamos iniciando esse trabalho e entendemos o papel do MDA e de todos os entes nessa etapa. É necessário debatermos juntos a rearticulação dos territórios de desenvolvimento rural e integração de políticas públicas no Ceará”, finalizou.