SDA e MDA discutem Política de Desenvolvimento Territorial no Ceará
16 de agosto de 2024 - 15:53
Texto e fotos: Ascom SDA
A SDA realizou o evento regional sobre a “Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável” em parceria com a Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do MDA no Ceará, na terça-feira (13), no IFCE Baturité. Os secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto e de Fomento Produtivo e Agroecologia, Irineuda Lopes e o superintendente do MDA no Ceará, José Wilson Gonçalves, participaram do encontro.
O evento reuniu representantes de entidades da sociedade civil e instituições do poder público, do Estado e do Governo Federal, dos 13 municípios que compõe o território do Maciço do Baturité para dialogar sobre a retomada da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável e a reestruturação dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETERs).
O secretário executivo, Marcos Jacinto destacou o papel da SDA na retomada da política: “A SDA cumpre um papel importante nesta retomada com a mobilização e a integração das forças vivas que existem nos nossos 14 territórios cearenses. Estaremos nas regiões de planejamento para ouvir e a partir desta escuta estabelecer a melhor estratégia para a Política de Desenvolvimento Territorial.”
A retomada da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável nos 14 territórios/unidades de planejamento do Ceará será coordenada pela Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SFDA/CE) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece/SDA).
Até o mês de setembro serão realizados seminários e debates nos 14 territórios do Ceará para mobilizar entidades e instituições, oficializando a retomada dos colegiados territoriais que, quando definida a composição e dinâmica de funcionamento de cada colegiado territorial, serão espaços de gestão social das diversas políticas públicas executadas no Estado
Sobre a Política de Desenvolvimento Territorial
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, do Governo Federal, retoma a Política de Desenvolvimento Territorial a partir da criação de espaços de participação a partir de recortes de cultura, meio ambiente, economia e outras características sociais para além da divisão geográfica que conhecemos.
Esses espaços contarão com a participação tanto da sociedade civil, quanto dos governos federal, estaduais e municipais. O objetivo é aumentar as oportunidades de participação da população rural nas políticas públicas, além de aproximar as tomadas de decisão daqueles que precisam ser atendidos pelo poder público.