Estudantes dos cursos de Geografia e Ciências Agrárias da UFC conhecem ações desempenhadas pela SDA
21 de agosto de 2024 - 15:00
Texto e fotos: Glauber Sobral / Edição de vídeo: Breno Sousa
Estudantes dos cursos de Geografia e Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará realizaram visita técnica à Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em Fortaleza, na terça-feira (20). Durante a atividade, os alunos conheceram as ações e projetos desempenhados pela SDA no Ceará.
A mediação foi realizada pelo secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto. “Foi um momento muito rico de troca de experiências e informações sobre SDA, sobretudo em relação às ações e impactos dos resultados do nosso trabalho lá na ponta. O encontro também serviu para aproximar o meio acadêmico da nossa secretaria, e é isso que a gente deve buscar cada vez mais. Quando a gente realiza esse trabalho com sucesso, aproximando o poder público da academia, ampliamos e produzimos ainda mais conhecimentos. Com isso, fortalecemos o aporte à ciência, garantimos suporte para estudos e estimulamos pesquisas a serviço do desenvolvimento de políticas”, ensinou o secretário durante apresentação no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à pasta estadual.
Na apresentação, os estudantes conheceram as principais políticas públicas voltadas para o desenvolvimento agrário no Ceará, incluindo programas de apoio à agricultura familiar, políticas de segurança alimentar, iniciativas de sustentabilidade e agroecologia, programas de irrigação, assistência técnica rural e projetos de inclusão social no campo. Além disso, os alunos e alunas também conheceram a estrutura organizacional e funcional da SDA.
Parceria SDA e meio acadêmico
Estudante do oitavo semestre do curso de Economia Ecológica da UFC, Carolina Lisboa elogiou a didática apresentada pelos servidores da UFC. “Achei super importante a visita pois não fazia ideia da variedade de projetos e políticas públicas que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário desenvolvia no Ceará. Foi um espaço de discussão bastante proveitoso porque todas as dúvidas foram tiradas de maneira clara. E o debate sobre o estreitamento do diálogo entre a SDA e o meio acadêmico foi ótimo pois fortalece as parcerias e ocupação dos espaços. A gente enquanto academia tem um potencial para ocupá-los”, frisou a jovem.
A professora do curso de Geografia, Iara Gomes, celebrou a parceria. “O momento foi bastante rico e esclarecedor para os estudantes. Eles e elas conheceram com riqueza de detalhes as ações e projetos desempenhados pela SDA no Ceará, sem contar no carinho com eles na hora da apresentação”, agradeceu a docente.
O encontro contou também com as participações da representante da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coágua) da SDA, Odalea Severo, da titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz, da coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Rocicleide Ferreira, e do assessor do gabinete da SDA, Eduardo Barbosa.