SDA e IICA discutem parceria em projetos estratégicos, PAS Nordeste e programa de biodiesel
28 de agosto de 2024 - 17:47
Texto e fotos: Marcel Bezerra
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, recebeu na manhã desta quarta (28), na sede da pasta, uma representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para discutir sobre a parceria entre as duas instituições em projetos estratégicos no estado. Estiveram presentes o coordenador de projetos e negócios do IICA, Heithel Souza Silva, e o consultor da instituição, Wilson Dias.
Também participaram do encontro o secretário executivo Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário) e Irineuda Lopes (Fomento Produtivo e Agroecologia), além das coordenadoras Odalea Severo (Coagua) e Rocicleide Ferreira (Codaf).
A secretária executiva Irineuda Lopes destacou a importância da parceria SDA/IICA. “O IICA tem toda uma articulação a nível nacional. Aqui no Estado, já tem construído várias parcerias, vários projetos com a SDA. E agora, principalmente com as políticas do Governo Federal e a abertura do Governo do Estado, com esse olhar mais para a agricultura familiar no fortalecimento das políticas, vamos poder avançar em projetos estratégicos importantes como o Paulo Freire II e o Sertão Vivo, além de outras iniciativas nas quais o instituto está inserido”, afirmou.
Os representantes do IICA estiveram em agenda de dois dias na sede da secretaria. “Nós estamos aqui auxiliando a SDA a projetar suas ações estratégicas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Primeiro organizando melhor a atuação do projeto Paulo Freire, o IICA dando o suporte necessário para que a metodologia, tudo que está sendo planejado seja executado com celeridade e muita qualidade”, colocou Wilson Dias, ao se referir ao Paulo Freire II e ao Sertão Vivo.
O programa PAS Nordeste foi discutido na reunião com a equipe da SDA, segundo Wilton Dias. “O programa envolve os nove estados, todos os territórios de identidade e municípios do Estado com ações de crédito rural, assistência técnica, valorização das agroindústrias e da comercialização”, explicou. Iniciativa do Consórcio Nordeste, o PAS visa aumentar a produção e o consumo de alimentos saudáveis por meio da organização estratégica das políticas dos governos federal e estadual.
Por último, a representação do IICA discutiu estratégias para articular cooperativas e entidades da agricultura familiar no programa de biodiesel. “É uma nova oportunidade que as empresas de biodiesel vão estar obrigadas a entrar aqui no Ceará, desenvolvendo relações de parceria com as cooperativas das principais cadeias produtivas, cabendo aqui à SDA a tarefa de organizar melhor esse relacionamento entre as cadeias de valor estratégicas da agricultura familiar e os investimentos que essas empresas de biodiesel vão ter que fazer. Então foram essas quatro grandes linhas de ação onde o secretário e sua equipe nos recebeu e tivemos a oportunidade de fazer essas projeções para o futuro do Ceará”, disse.
Por sua vez, o secretário Moisés Braz se disse feliz em poder dar continuidade à parceria entre a secretaria e o IICA. “Os projetos da serão um grande desafio para a secretaria nos próximos anos, e o IICA, que já tem cerca de trinta anos de parceria, certamente é fundamental, com todo o acúmulo que tem, para que possamos ter sucesso, tendo em vista que vamos chegar às famílias do campo em todos os municípios do estado com o Paulo Freire II, Sertão Vivo e Projeto Dom Hélder Câmara III”, considerou. Moisés também apontou a necessidade de incluir o MDA do Ceará nas discussões, levando-se em conta a rearticulação da política territorial pelo Governo Federal.
Já o secretário executivo Marcos Jacinto ressaltou como a agricultura familiar pode ganhar com as iniciativas, em particular a do programa de biodiesel. “Com a vinda de empresas do ramo de biodiesel, teremos a oportunidade de ajudar a estruturar grandes investimentos nas diversas cadeias produtivas da agricultura familiar. E a SDA vai estar preparada para esse desafio”, adiantou.