Cooperativa paraense visita SDA para conhecer atuação do PNCF no Ceará

19 de setembro de 2024 - 14:22

Texto e Fotos: Glauber Sobral

Representantes da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares do Pará (Coopmaf) visitaram o quadro técnico da Coordenadoria do Crédito Rural (Cocred), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para conhecer a atuação do Ceará no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A visita técnica foi realizada na terça-feira (17). 

Presidenta da Coopmaf, Márcia Costa elogiou o trabalho desempenhado pela equipe da Cocred. “Para mim, é um orgulho muito grande estar aqui no Ceará para conhecer a equipe da Cocred e a atuação dela junto ao PNCF. O trabalho daqui é nota dez. Estamos aqui para buscar conhecimento e parcerias. O Pará não tem a estrutura que o Ceará tem. Se ele tivesse, teríamos garantido o fortalecimento da regularização fundiária em solo paraense”, adiantou. 

O coordenador da Cocred, Arimatea Gonçalves, destacou a pauta da visita técnica. “A visita acontece após recomendação da coordenação nacional do programa, que reconheceu o trabalho da SDA na implementação dessa política pública com muito desempenho e zelo. E a gente fica muito satisfeito pelo reconhecimento”, frisou.

PNCF no Ceará

O Ceará foi pioneiro na implantação do Crédito Fundiário. O PNCF é uma política pública que oferece condições para que agricultores e trabalhadores rurais sem acesso à terra ou com pouca terra possam adquirir imóvel rural e realizar investimentos em infraestrutura por meio de um financiamento de crédito rural em condições subsidiadas.

Arimatea Gonçalves agradeceu o reconhecimento da entidade. “Uma andorinha só não faz verão. A gente tem que destacar os êxitos dos nossos técnicos. O nosso trabalho é feito por uma equipe engajada e comprometida”, acrescentou o coordenador da Cocred.