Projeto Mandallas incentiva diversidade produtiva e incremento na renda da agricultura familiar

16 de outubro de 2024 - 11:38

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Nildo Vasconcelos

O Projeto Mandallas está presente em 128 municípios cearenses e possibilita o processo produtivo de cultivo dos alimentos de forma a valorizar a força de trabalho familiar e a conscientização da importância econômica da produção diversificada de alimentos saudáveis. O sistema de produção em formato circular facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado e sem o uso de agrotóxicos.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) em parceria com a Ematerce, o projeto Mandallas apoia a agricultura familiar na atividade agrícola de produção e comercialização de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de garantir a ocupação e renda para agricultores familiares, cria condições de permanência no campo e promove a inclusão no processo produtivo durante todo o ano.

Desde 2007, já foram instaladas quase 1.400 mandalas em 128 municípios, com mais de 8 milhões de reais investidos, beneficiando mais de 5 mil pessoas.

Sobre o Projeto Mandallas

O projeto Mandallas promove educação ambiental através da capacitação dos produtores familiares, com conceitos de preservação e adoção de técnicas e práticas simples e de baixo custo. Também estimula a adoção de bons hábitos alimentares, assim como amplia a disponibilidade de produtos para complementar uma alimentação mais nutritiva e geração de renda. Possibilita o processo de cultivo dos alimentos de forma a valorizar a força de trabalho familiar e a conscientização da importância econômica da produção diversificada de alimentos saudáveis.

As mandalas estão instaladas nos municípios de Abaiara, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barreira, Barro, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Catarina, Catunda, Cedro, Chorozinho, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Hidrolândia, Horizonte, Ipaumirim, Ibaretama, Ibiapina, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jati, Jaguaretama, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Mucambo, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Paracuru, Pacajus, Pacatuba, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quixadá, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Santana do Cariri, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Senador Sá, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi, Tururu, Viçosa do Ceará, Varjota e Várzea Alegre.