Seminário do Fedaf em Canindé debate crédito para a agricultura familiar

31 de outubro de 2024 - 13:40

Texto e fotos: Glauber Sobral

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, presidiu o primeiro seminário regional do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) em Canindé, na quarta-feira (30). O evento contou com mesa de abertura e debate sobre a importância do crédito para desenvolvimento da agricultura familiar, com representantes da gestão municipal, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Banco do Nordeste (BNB), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entidades da sociedade civil, agricultores e agricultoras familiares.

Irineuda Lopes pontuou sobre a importância dos seminários itinerantes nas regiões cearenses. “Nós da SDA precisamos ter esse olhar e cuidado para debater o tema para o nosso público. O Governo do Ceará tem apresentado programas e projetos para dar atenção às famílias do campo. E para garantir que nossas políticas sejam efetivadas com qualidade, nós dialogamos com associações e movimentos para que, assim, consigamos desenvolver as ações no campo”, frisou.

Coordenador do Fedaf, Henrique Pais reforçou o trabalho desenvolvido pela SDA. “O objetivo do Fedaf é discutir o crédito para o desenvolvimento da agricultura familiar e fazer com que todas as políticas públicas do Estado cheguem na ponta, em todas as regiões cearenses. E chegando nas associações e comunidades, nós conseguimos gerar renda e garantir estabilidade econômica para quem mora e vive no campo”, resumiu.

Em dezembro, a equipe viaja para a Serra da Ibiapaba para mais uma edição do seminário regional do Fedaf, adiantou Pais.

Experiências exitosas

Beneficiária do Fedaf, a produtora rural Maria de Fátima, do Assentamento Monte Orebe, em Canindé, agradeceu o apoio do Governo do Ceará. “Direcionei meu projeto para suporte forrageiro aos meus animais. O Fedaf também me ajuda no meu quintal produtivo, que garante para minha família uma alimentação sem agrotóxico”, contou a agricultora. Durante a programação também foi apresentado o painel crédito para o fortalecimento da agricultura familiar e a apresentação de experiências financiadas pelo Fedaf.

O que é o Fedaf

O Fedaf é um fundo de natureza e contábil, de caráter rotativo e permanente, vinculado à SDA, cujo objetivo principal é dar suporte financeiro à agricultura familiar cearense nas áreas de produção, beneficiamento, acesso a mercado e outras. São beneficiários (as) dos recursos do Fedaf agricultores (as) familiares, suas organizações, órgãos e instituições públicas das esferas estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado (desde que constituídas sob a forma de associação, sindicato, cooperativa ou condomínio, ou ainda grupos informais) e demais beneficiários (as) contemplados pela Lei nº 11.326/2006 e Lei Complementar Nº 245/2021.