Ematerce, UFC e entidades debatem sobre agricultura urbana em Fortaleza

4 de novembro de 2024 - 17:06

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) sediou reunião para discutir propostas de novos projetos na área de agricultura urbana, no dia 1º de novembro. O encontro teve como foco a avaliação e os apontamentos iniciais para a criação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à produção de alimentos nas áreas urbanas de Fortaleza. A reunião também serviu como espaço para a apresentação de um projeto de extensão em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Casa de Vovó Dedé intitulado “Implantação de hortas comunitária e caseira em Fortaleza”.

Participaram da reunião o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Irineuda Lopes, o engenheiro agrônomo e diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o assessor do Projeto São José, Adalberto Alencar, o assessor de projetos e programas da Ematerce, Fuad Nogueira, e outros membros da instituição. O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi representado pelo Prof. Dr. Marcos Esmeraldo e o engenheiro agrônomo Dr. Alfredo Mendonça de Sousa. O engenheiro agrônomo Carlos Liduíno, representando o Centro de Referência em Agricultura Urbana Sustentável (CRAUS) da OSC Casa de Vovó Dedé, também esteve presente, fortalecendo o engajamento entre academia, sociedade civil e o poder público em prol da agricultura urbana.

Para o assessor Fuad Nogueira, as parcerias fortalecem agricultura urbana em Fortaleza. “É hora de unirmos os esforços da academia e governo para avançarmos no desenvolvimento e captação de recursos para o projeto”, declara o técnico da Ematerce. O evento reforça a importância da colaboração interinstitucional para a implantação de práticas agrícolas sustentáveis nas cidades, com impacto positivo na segurança alimentar e no meio ambiente urbano.