SDA na Fecaf: Fórum debate novos rumos do Fedaf em 2025
12 de novembro de 2024 - 16:37
Texto e fotos: SDA
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, e o secretário Marcos Jacinto participaram da mesa de abertura do I Fórum de Avaliação e Operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), no segundo dia de atividades da I Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf), nesta terça-feira (12), no Parque Governador César Cals, em Fortaleza.
Marcos Jacinto frisou a importância do I Fórum do Fedaf. “A ideia desse fórum é a questão da qualificação, ou seja, abrir o diálogo e partir disso a gente escutar os principais destaques do Fedaf e de outras políticas que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário tem desenvolvido como instrumento de apoio, suporte e diálogo direto com a agricultura familiar”, apontou.
Coordenador do Fedaf, Henrique Pais ressaltou os recursos do Fedaf. “O Fedaf é um fundo importantíssimo para fomentar a agricultura familiar e tem sido cada vez mais fortalecido na atual gestão da SDA. Assim, a gente pode desenvolver com mais afinco e determinação as ações no Ceará”, explicou.
Novos rumos do Fedaf
Durante a programação também foi debatido o painel “Novos Rumos do Fedaf 2025”, discutido o Sistema Fedaf e apresentado experiências exitosas de beneficiárias e beneficiárias do fundo.
O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, parabenizou o trabalho desempenhado pela equipe técnica da SDA. “Quero parabenizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário Moisés Braz à frente da SDA. O secretário foi o primeiro a tratar a SDA como uma união da Ematerce, Idace e Ceasa, que trabalham em prol do fortalecimento da agricultura familiar do nosso Ceará. E este fórum do Fedaf, com mesa de debates, planejamentos e avaliações, representa a garantia de continuidade dessa política tão importante para o desenvolvimento sustentável no Ceará”, destacou.
Também participaram do fórum representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), do Movimento dos Sem Terra (MST), de entidades credenciadas no Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural (CEDR) e técnicos das coordenadorias da SDA.
O que é o Fedaf
O Fedaf é um fundo de natureza e contábil, de caráter rotativo e permanente, vinculado à SDA, cujo objetivo principal é dar suporte financeiro à agricultura familiar cearense nas áreas de produção, beneficiamento, acesso a mercado e outras. São beneficiários (as) dos recursos do Fedaf agricultores (as) familiares, suas organizações, órgãos e instituições públicas das esferas estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado (desde que constituídas sob a forma de associação, sindicato, cooperativa ou condomínio, ou ainda grupos informais) e demais beneficiários (as) contemplados pela Lei nº 11.326/2006 e Lei Complementar Nº 245/2021.
Primeira Fecaf
A abertura oficial da Fecaf foi realizada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, e pelos secretários executivos da pasta, Marcos Jacinto e Irineuda Lopes, na noite de segunda-feira (11). O evento, que acontece até 17 de novembro em Fortaleza, integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar.
A feira conta com 25 estandes e aproximadamente 80 empreendimentos da agricultura familiar, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária.
A Fecaf tem realização da SDA, do Consórcio Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Patrocínio Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal.
A primeira edição da Fecaf conta com palestras, fóruns e apresentações culturais.
Confira programação completa AQUI