Agricultura familiar do Ceará marca presença na Fenafes, em Salvador

12 de dezembro de 2024 - 15:18

Texto: Ascom SDA / Fotos: Nildo Vasconcelos

Quinze expositores e entidades da agricultura familiar cearenses marcaram presença na abertura da terceira edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), em Salvador, Bahia, na quarta-feira (11). O secretário do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, representou o Ceará no evento, que segue até 15 de dezembro.

A SDA levou à capital soteropolitana um mix de produtos das variadas regiões do Estado. Renda de filé, méis, castanha, paçoquinha, massa de paçoca, farinhas, cajuínas e artesanato indigena estão entre os produtos da Terra da Luz apresentados na Fenafes.

Cooperativas cearenses

Com apoio da SDA, os produtores e produtoras familiares cearenses presentes na feira são das cooperativas: Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Maciço de Baturité Ltda (Coopmab de Redenção), Cooperativa de Produção e de Comercialização dos Produtores Rurais de Salitre (Coorparsa de Salitre), Central de Cooperativa (Coapacaju de Pacajus), Cooperativa Sertaneja Cearense (Fape de Itatira), Cooperativa dos Produtores de Caju e dos Agricultores Familiares (Coopcaf de Chorozinho), Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte de Amontada), Cooperativa Regional de Produção Agroindústria Luiz Carlos (Copalc de Chorozinho), Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas dos Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel de Mombaça), Cooperativa Agroindustrial Zé Lourenço (Copazel de Chorozinho) e Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustível do Ceará (Cooperbio de Fortaleza).

O beneficiário do Projeto São José Jovem, Victor Alan, de Jaguaribe, a Associação Taboense dos Apicultores de Monsenhor Tabosa (ATA), a Associação dos Apicultores de Paramoti (Apic), povos de terreiro e indígenas são os representantes das demais entidades cearenses.

1ª edição da Fecaf

Em novembro, a SDA realizou a primeira edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fecaf), dentro da 68ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), no Parque de Exposições de Governador César Cals, em Fortaleza. Valorizar a agricultura familiar, garantir o fortalecimento do cooperativismo, promover o consumo consciente e a cultura regional foram os eixos centrais do evento, que integrou o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar.

A feira contou com aproximadamente 80 empreendimentos da agricultura familiar, entre agricultores familiares individuais, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária.A primeira edição da Fecaf também contou com palestras, fóruns e apresentações culturais.

A Fecaf teve realização da SDA, do Consórcio Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Patrocínio Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal.