Funceme aponta probabilidade de chuvas dentro da normalidade entre fevereiro e abril

22 de janeiro de 2025 - 16:28

Texto: Ascom Funceme / Fotos: Breno Sousa

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou da apresentação do prognóstico de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quarta-feira (22), no Palácio da Abolição. Segundo a entidade, o estudo aponta 45% de probabilidade de precipitações dentro da normalidade, 35% abaixo dela e ainda 20% acima da média, no período de trimestre de fevereiro a abril deste ano.

Conforme a Funceme, vale salientar ainda que os resultados dos modelos climáticos indicam um gradiente de precipitação de sudeste para noroeste do estado, com anomalias positivas de precipitação na porção noroeste do estado e negativas na sua porção sudeste. O estudo leva em consideração os campos atmosféricos e oceânicos, além dos resultados de modelos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de Meteorologia do Brasil, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Pré-estação e cenário hídrico

No balanço parcial da pré-Estação, as precipitações entre dezembro e janeiro encontram-se acima da normalidade. Até esta quarta-feira, o balanço indica que o acumulado é de 177,9 milímetros, sendo a média é de 136,1 mm.

Em relação aos reservatórios, o Ceará apresenta seis açudes sangrando e três acima de 90% da sua capacidade. O evento contou com as participações de representantes da Funceme, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Defesa Civil.