SDA prestigia entrega do Selo Projeto Sustentável ao Sesc

27 de janeiro de 2025 - 17:07

Texto: Marcel Bezerra / Fotos: Breno Sousa

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou na manhã desta segunda (27), da solenidade de entrega do Selo de Projeto Sustentável ao Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc Ceará). O titular da SDA representou o governador Elmano de Freitas no evento, que ocorreu no Senac Aldeota, em Fortaleza.

O reconhecimento foi concedido ao Projeto de Aquisição de Gêneros através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar, uma iniciativa que contribui para o fortalecimento da agricultura sustentável e da economia local. “Durante os últimos dois anos, graças à nossa articulação na SDA junto ao sistema Fecomércio e o presidente Luiz Gastão, foram adquiridos cerca de R$ 27 milhões em produtos da Agricultura Familiar pelo Sesc, o que é motivo de muito orgulho”, afirmou Moisés Braz.

O programa de Compra Direta do Sesc adquire insumos alimentícios da agricultura alimentar comprados para os restaurantes e para a merenda das escolas da rede Sesc Ceará, bem como pelo Restaurante Mayú e pelo Café Senac, ambos do Senac-Ceará.

“Nosso agradecimento ao secretário da SDA Moisés Braz, pela parceria que engrandece muito esse programa, hoje reconhecido pelo SESC nacional como programa de sustentabilidade. Importante também destacar o nosso parceiro e líder maior governador Elmano. Quero dizer que estamos juntos e através desse programa queremos mudar a realidade do campo com outras ações e ampliando ainda mais as existentes”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão. Ele recebeu o Selo em nome do Sesc.

Para o coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sistema Fecomércio, Eudes Xavier, a iniciativa de compra direta de produtos da Agricultura Familiar pelo Fecomércio tem contado com apoio fundamental da SDA através do secretário Moisés Braz. “Isso possibilitou a nós fazermos um intercâmbio de experiências e apoiar as inovações do sistema em relação à compra direta. Nós compramos cerca de R$ 27 milhões milhões de toda a agricultura familiar através do seu marco legal da cooperativa, que o Moisés entende tão bem”, apontou, ao destacar a iniciativa como um projeto de desenvolvimento econômico e socioambiental, “porque nós cuidamos do meio ambiente com tecnologias novas e garantimos a renda na mesa do trabalhador da agricultura familiar fazendo intercâmbio com o trabalhador do comércio”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, também participou da solenidade, junto a diversas cooperativas parceiras. A premiação é promovida pela Assessoria de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc e destaca projetos que impulsionam práticas ambientais responsáveis e que geram impacto positivo nas comunidades.