1º dia do Encontrão Mulheres Rurais celebra empoderamento feminino no campo
5 de fevereiro de 2025 - 16:41
Texto: Glauber Sobral / Fotos: Nildo Vasconcelos
As 200 mulheres selecionadas no edital Mulheres Rurais partilharam experiências no primeiro dia do Encontrão das Mulheres Rurais, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José, em Eusébio, nesta quarta-feira (5). O evento de abertura contou com dinâmicas, troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da participação feminina no meio rural.
A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, frisou o pioneirismo da SDA em apoiar projetos de empoderamento feminino. “Quero destacar a importância do Encontrão das Mulheres Rurais, de partilhar experiências dos projetos agrícolas e não agrícolas selecionados neste edital exclusivo para as mulheres do campo. Este momento tem o simbolismo da política pública chegando em todas as regiões do Ceará e celebra a diversidade de produção das mulheres cearenses”, pontuou.
A queijeira Maria Leonor Rodrigues, de 71 anos, detalhou como vai investir o recurso de R$ 30 mil disponibilizado pelo edital Mulheres Rurais. “Mulher tem que ser livre e precisa de apoio. Nós fomos agraciadas com o edital, e eu vou investir esse dinheiro bem direitinho na minha queijaria para comprar máquinas que ajude no dia a dia, porque tudo que faço hoje é manual. Estou feliz porque com esse recurso a gente só tem a crescer, vender e ter uma maior renda”, contou a produtora de Aurora.
Diretora de administração do Banco do Nordeste (BNB) e a primeira mulher à frente da SDA, Ana Teresa ressaltou a importância do Encontrão Mulheres Rurais. “Que alegria estar aqui nesse evento com essas 200 mulheres que fazem a economia do meio rural no Ceará. É uma felicidade imensa ver mulheres que estão à frente dos seus empreendimentos da agricultura familiar. A gente se fortalece cada vez mais através desses encontros, mostrando oportunidades de acesso às linhas de crédito, por exemplo. Hoje é um grande momento e aprendizado para todas nós, mulheres”, acrescentou.
Fortalecimento de negócios
De Canoa Quebrada, em Aracati, a pescadora Maria Márcia Ribeiro festejava a participação no Encontrão. “Estou emocionada em participar deste evento das Mulheres Rurais e ser uma das 200 mulheres beneficiadas com o edital. O recurso vai me ajudar bastante e já me trouxe tanta alegria. Eu já era alegre, agora estou ainda mais com o apoio do Projeto São José. Estou me sentindo mais empoderada”, sorri.
Para o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, o edital potencializa e fortalece os negócios protagonizados por mulheres. “O edital Mulheres Rurais foi uma grande iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto São José, porque traz inovação e possibilita oportunidades para as mulheres empreendedoras do meio rural do Estado do Ceará. Outro destaque é a diversidade das mais diversas cadeias produtivas que atuam no Ceará, de projetos agrícolas e não agrícolas”, concluiu.
Empoderamento feminino
A programação do dia contou também com a palestra “Empoderamento feminino e microcrédito para mulheres rurais: A experiência do Ceará Credi”, ministrada por Silvana Parente, coordenadora do Programa Ceará Credi. A formação abordou a importância do acesso ao crédito como ferramenta de autonomia econômica e incentivo ao empreendedorismo feminino no campo.
A secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, reforçou a parceria entre as secretarias para o fortalecimento de ações que promovam o empoderamento feminino. “O interessante é que o edital apoia as mulheres em diversos aspectos como auxílio tecnológico, ciência, financiamento e ações de empoderamento feminino. É importante que aproveitemos as oportunidades para debater outros temas como vida profissional, desigualdade salarial, e outras questões direcionadas às mulheres. Fiquei muito satisfeita em saber que as secretarias do Governo do Ceará trabalham para garantir o futuro das mulheres do nosso Estado”, enalteceu.
Encontrão Mulheres Rurais
O Encontrão Mulheres Rurais reforça o compromisso do Governo do Estado do Ceará com a valorização da mulher no meio rural, proporcionando oportunidades de qualificação, acesso a recursos e fortalecimento da agricultura familiar. O Projeto São José tem sido um pilar fundamental nesse processo, promovendo ações que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva das agricultoras cearenses.
Serviço:
Evento: Encontrão Mulheres Rurais
Data: 5 e 6 de fevereiro
Local: Sítio Novo Tempo Rua Olho D’água, 1325 – Eusébio/CE