Projeto São José realiza capacitação para iniciar assistência técnica nas associações da Inclusão Social e Produtiva

13 de fevereiro de 2025 - 16:48

Texto e fotos: Comunicação Projeto São José

O Projeto São José capacitou, nos dias 12 e 13 de fevereiro, a equipe do Centro de Estudos e Assistência às Lutas do Trabalhador e Trabalhadora Rural (Cealtru), com o objetivo de nivelar os técnicos e coordenação sobre os aspectos relevantes na execução da Assistência Técnica na implantação dos projetos produtivos nos Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC). A empresa atuar em dois lotes do edital – Inclusão Social e Produtiva (02/2021), e atenderá 1.568 beneficiários, em 45 organizações da agricultura familiar.

O coordenador estadual do Projeto São José (PSJ), Lafaete Almeida, disse do compromisso assumido pelo projeto e as parceiras na implementação da assessoria técnica às organizações da agricultura familiar atendidas pelo PSJ. “O Projeto São José chega a uma etapa importante na sua execução, que é a Assistência Técnica (ATER) na implementação dos subprojetos de fortalecimento das organizações da agricultura familiar para inclusão social e produtiva. E este encontro com a empresa de ATER possibilita qualificar tanto o trabalho com os nossos beneficiários, como as questões legais da consultoria, no tocante aos instrumentais, diretrizes, aquisições, abordagem socioambiental e E-Parceria, por exemplo”, destacou o coordenador.

Almeida reforçou ainda que “esse trabalho é essencial para que as organizações da agricultura familiar transformem seus Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC) em realidade, impulsionando o produtivo e fortalecendo ainda mais a agricultura familiar do nosso estado”, disse.

Segundo João Nogueira, gerente da componente de Inclusão Econômica do projeto, a atuação da ATER é essencial para alcançar os resultados previstos nos indicadores do projeto.

“A gente está abordando aspectos sobre o contrato propriamente dito, os produtos que eles têm que entregar, os indicadores do projeto que precisam auxiliar para que a gente possa atendê-los. Além disso, o cadastro das associações que precisam estar aptas e no Sistema INTEGRA, que traz as aquisições, e como também a execução de obras, e a implantação de planos de manejo. E isso possibilita alcançarmos os resultados esperados com os projetos produtivos”, disse Nogueira.

O coordenador do Cealtru, Chrístian Arruda, destacou que “gostaria de registrar que estamos muito felizes em ser parceiros do Projeto São José e destas comunidades, neste momento tão importante que é a hora de implantação dos projetos produtivos e comerciais junto a estas comunidades.”

Arruda disse ainda, sobre a importância da capacitação e como será possível executar a assistência técnica com as organizações do PSJ. “A capacitação é de extrema importância, pois ela direciona a melhor forma de exercitarmos a ATER junto a estas comunidades, apoiando-as em seus processos não somente produtivos e comerciais, mas também na implantação e monitoramento destes empreendimentos da agricultura familiar.”