Projeto São José participa de avaliação internacional de projetos apoiados pelo Banco Mundial

26 de fevereiro de 2025 - 11:35

Texto e fotos: Comunicação PSJ/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, participa nos meses de março e abril da Avaliação Regional de Alianças Produtivas, promovida pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial). A pesquisa contemplará os projetos do Brasil, Guatemala, Colômbia e Honduras. A SDA é responsável pela organização dos dados da pesquisa no Ceará.

A avaliação tem o objetivo de analisar os investimentos realizados pelo BIRD durante a execução do Projeto São José III – 1ª Fase (2012 a 2019) para compreender a situação atual das organizações que receberam investimentos produtivos pela Componente de Inclusão Econômica. Os projetos avaliados no estado do Ceará totalizam 267, entre associações e cooperativas.

O coordenador do PSJ, Lafaete Almeida, destacou a relevância da avaliação para o projeto e como tem fortalecido as parcerias para avançar nos impactos no Ceará. “Essa avaliação é importante porque ela poderá indicar o que avançamos e o que ainda é necessário apoiar para que a agricultura familiar possa alcançar resultados verdadeiramente transformadores nos aspectos sociais, ambientais e econômicos nessas famílias”, disse o coordenador.

Lafaete destacou ainda que “o Projeto São José tem se esforçado em busca de alcançar seus resultados, por meio dos indicadores, e somando o trabalho da nossa equipe técnica e a busca de parceiros locais e nacionais para ampliar esses resultados.”

Serão analisados aspectos de governança, produção primária, processamento, acesso a mercados e condições habilitantes (políticas públicas como crédito, infraestrutura, situação fundiária).
No Ceará, a aplicação dos questionários será realizada pela Empresa Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e acontece nos territórios do Cariri (16 projetos), Centro Sul (9 projetos), Grande Fortaleza (22 projetos), Litoral Leste (22 projetos), Norte (11 projetos), Litoral Oeste/Vale do Curu (23 projetos), Maciço de Baturité (14 projetos), Serra da Ibiapaba (8 projetos), Sertão Central (49 projetos), Sertão de Canindé (6 projetos), Sertão de Sobral (9 projetos), Sertão de Crateús (47 projetos), Sertão dos Inhamuns (14 projetos) e Vale do Jaguaribe (17 projetos).