820 documentos são emitidos no mutirão da trabalhadora rural de Paramoti
28 de março de 2025 - 16:28
Texto e fotos: Ascom SDA
Paramoti recebeu, de 26 a 28 de março, a primeira edição do mutirão de documentação da trabalhadora rural. Primeira via do novo Registro Geral (RG), certidão de nascimento e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) estavam entre os 820 documentos emitidos pelas famílias paramotienses.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo secretário executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Marcos Jacinto. Conforme ele, o mutirão valorizou a cidadania das famílias rurais de Paramoti. “O evento foi uma ação estratégica para construir cidadania e incentivo para desenvolver políticas públicas às mulheres. É o Governo Federal, Governo do Ceará, municípios e movimentos sociais trabalhando para que as mulheres rurais tenham cada vez mais acesso à dignidade”, frisou. Nesta edição, o mutirão emitiu mais que o dobro da meta de documentos.
A agricultora Paula Francinete emitiu a nova via do RG. “Foi muito gratificante renovar minha identidade e também retirar a RG do meu filho”, agradeceu a produtora rural.
Cidadania
O mutirão também contou com outros serviços, como emissão de carteira de trabalho, cartão do idoso, carteira da criança com autismo, Cadúnico, carteira de Transtorno do Espectro Autista (TEA), informações sobre documentação básica, entre outras ações.
Francisca dos Santos ficou feliz ao participar do mutirão de documentação da trabalhadora rural. “A identidade é muito importante para o nosso dia a dia. Estou muito feliz em conseguir emitir meus documentos”, valorizou a trabalhadora rural.
Este foi o terceiro do ciclo de quatro mutirões do Ceará. O primeiro evento foi realizado em Salitre, no Cariri, em fevereiro, e o segundo aconteceu em Monsenhor Tabosa, no início deste mês. O último acontecerá em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Parcerias
Secretário municipal de agricultura e vice-prefeito de Paramoti, Airton Mateus celebrou a parceria com o Governo do Ceará. “Agradeço a parceria com a SDA e com o Governo Federal, que trouxeram para nosso município os serviços para as famílias do campo”, destacou.
De 26 a 28 de março, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará realizou o mutirão em parceria com entidades, órgãos federais, estaduais e municipais. O projeto, que ocorre nos nove estados nordestinos, é uma realização do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O mutirão contou com apoio e ações da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), da Secretaria da Proteção Social (SPS), da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin), da Secretaria das Mulheres, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Movimentos Sociais de Paramoti.