Projeto Sertão Vivo inicia processo de mobilização nos territórios de atuação
1 de abril de 2025 - 11:48
Texto e fotos: Comunicação PSV/SDA
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da equipe da Unidade Gerenciadora do Projeto Sertão Vivo (PSV-CE), esteve no município de Madalena (27) para apresentar as principais ações e entregas do projeto para região. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores do município.
Participaram representantes da Secretaria de Agricultura municipal, presidentes de associações comunitárias, Federação das Associações da Agricultura Familiar, feirantes, apicultores, cooperativas e movimentos sociais e sindicais.
Madalena foi o primeiro município a receber a visita da equipe do projeto para sensibilização e divulgação dos processos e entregas, e mobilização para as próximas etapas.
A presidente da Associação do Assentamento 25 de Maio, Marília Cirino, disse das expectativas. “A gente acredita que o Projeto Sertão Vivo vem para fortalecer as linhas de produção do município, como leite e mel, e demais produtos da Agricultura familiar. Com isso, ampliar a produção e comercialização de forma sustentável”, destacou a agricultora familiar.
O secretário de Agricultura de Madalena, Antônio Ribeiro, que fez uma contextualização histórica, destacando as potencialidades e desafios locais do município e região, disse da parceria e oportunidades que o município terá com a execução do Sertão Vivo.
“A gente tem ampliado a formação de apicultores locais, por exemplo, além de fortalecer outras cadeias produtivas locais. Com a chegada do Sertão Vivo, vamos poder buscar outras alternativas como mais qualificação, o acesso à água, tecnologias de convivência com o semiárido e outras, para melhor uso e execução dessa política pública”, frisou o secretário.
Metodologia participativa
O encontro foi mediado pela coordenadora estadual do Projeto Sertão Vivo, Rocicleide Silva. A atividade foi dividida em dois momentos, sendo o primeiro uma contextualização sobre as questões que balizam o projeto no tocante às questões ambientais, os riscos e impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro.
A coordenadora seguiu com a apresentação do projeto, linhas e territórios de atuação, além do público prioritário e principais entregas que beneficiarão agricultores familiares, com base no Índice Municipal de Alerta (IMA).
O segundo momento trouxe o olhar dos participantes para suas comunidades, identificando potencialidades e desafios. Divididos em três grupos, eles e elas perceberam questões relacionadas a políticas públicas, como acesso à educação e à água. Assim como, aos desafios de melhores condições para produzir e comercializar, e preservação e manejo ambiental.
Sertão Vivo
O Projeto Sertão Vivo beneficiará diretamente mais de 63 mil famílias cearenses, abrangendo agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens e populações em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.
A iniciativa será implementada em áreas rurais com alta incidência de pobreza, vulnerabilidade climática e histórica exposição à seca, contemplando 72 municípios distribuídos em oito terreiros de planejamento do estado do Ceará.