Com mais de 3 mil atendimentos, Caucaia encerra ciclo de mutirões de documentação da trabalhadora rural

11 de abril de 2025 - 15:44

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Breno Sousa e Lenilson Duarte

880 atendimentos foram realizados no mutirão de documentação da trabalhadora rural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o último do ciclo de quatro mutirões do Ceará. O evento foi realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, de 8 a 10 de abril, na sede da gestão municipal. Ao todo, foram realizados mais de 3.280 atendimentos pelas cidades beneficiadas com a ação.

De forma gratuita, as mulheres rurais poderão obter documentos pessoais, como primeira via do novo Registro Geral (RG), certidão de nascimento, carteira de idoso e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão de carteira de trabalho, entre outros documentos foram emitidos pelas famílias caucaienses. O mutirão também contou com outros serviços, como vacinação, palestras e informações sobre documentação básica, entre outras ações.

A agricultora Maria Feitosa elogiou a iniciativa. “Já tinha pelejado outras vezes para tirar meus documentos. Aqui no mutirão consegui emitir meu novo RG. Só tenho a agradecer e ainda bem que deu certo”, parabenizou.

A técnica da SDA e coordenadora dos mutirões no Ceará, Sandra Bandeira, festejou o recorde de atendimentos desta edição. “Quero agradecer todas as mulheres que marcaram presença no mutirão. A iniciativa foi um momento de luta e vitória para as comunidades beneficiadas em Caucaia. Batemos o recorde de atendimentos no ciclo de mutirões de documentação da trabalhadora rural no Ceará e ficamos bastante satisfeitos com todo acolhimento do povo caucaiense”, exaltou.

Ciclo de mutirões

Este foi o último do ciclo de quatro mutirões do Ceará. O primeiro evento foi realizado em Salitre, no Cariri, em fevereiro. O segundo aconteceu na cidade de Monsenhor Tabosa, em março. O terceiro mutirão, também em março, foi em Paramoti, no Sertão de Canindé.

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, reconheceu a parceria com o Governo do Ceará. “Quero aqui agradecer ao Governo do Estado, a SDA por trazer este mutirão aqui para Caucaia. Nós ficamos muito felizes pelos serviços prestados à nossa população caucaiense”, frisou o gestor municipal.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará realizou o ciclo de mutirões em parceria com entidades, órgãos federais, estaduais e municipais. O projeto, que ocorre nos nove estados nordestinos, é uma realização do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

“Este mutirão transformou a realidade e garantiu cidadania às famílias das trabalhadoras rurais de Caucaia, graças à união dos movimentos sociais, órgãos municipais, Governo do Ceará e Governo Federal”, destacou a chefe de Divisão da Superintendência Federal do MDA, Gabriela de Assis.

O mutirão contou com apoio e ações da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), da Secretaria da Proteção Social (SPS), da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin), da Secretaria das Mulheres, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Movimentos Sociais de Caucaia.