SDA e Adagri criam modelos para certificação sanitária de empreendimentos no Ceará
15 de abril de 2025 - 16:41
Texto e fotos: Ascom SDA
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) firmaram parceria inédita e elaboraram um conjunto de 12 projetos técnicos de atividades relacionadas a beneficiamento, agregação de valor e empreendimentos coletivos da agricultura familiar. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (15), no auditório da SDA, dentro do workshop “Integração das ações para o fortalecimento da agricultura familiar”.
Para o secretário da SDA, Moisés Braz, a parceria reafirma os esforços dos órgãos do Governo do Ceará para o fortalecimento das cadeias produtivas no Estado. “A apresentação das plantas foi um trabalho muito importante para quem faz o sistema agropecuário do Ceará. A iniciativa beneficia empreendimentos da agricultura familiar, como abatedouros, aviários e pescados. Quero agradecer toda a equipe da SDA, junto à Adagri, pelo esforço para facilitar e garantir apoio nas cadeias produtivas do Ceará”, elogiou o titular da SDA.
O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, destacou a importância da parceria. “Nós realizamos com a Adagri um workshop de integração de ações e políticas do sistema agrário do Ceará, com a ideia é aproximar cada vez mais os projetos desses dois órgãos que são essenciais para a educação e vigilância sanitária cearense. Dessa parceria foi construída coletivamente 12 plantas para projetos de empreendimentos coletivos, cooperativas e associações da agricultura familiar. Por exemplo, se essas entidades quiserem montar um negócio, elas podem consultar esse modelo e verificar a certificação sanitária”, explicou.
Conforme o secretário, os projetos estarão disponíveis para acesso público no site da SDA a partir do dia 25 de abril. Também no workshop, técnicos da SDA apresentaram o Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire III e o projeto Algodão Agroecológico.
Certificação de empreendimentos
O titular da Coordenadoria de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), Vital Neto, orientou como a união entre os dois órgãos vai beneficiar o sistema produtivo do Ceará. “A parceria com a Adagri tem o sentido de viabilizar e facilitar nosso trabalho dentro da pecuária cearense. Essas plantas vão contribuir para facilitar a certificação via Adagri dos produtos animais e vegetais cearenses”, frisou o técnico da SDA.
Vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Adagri fiscaliza e regula as atividades agropecuárias do Ceará. O presidente Elmo Aguiar reafirmou o compromisso de facilitar a certificação dos empreendimentos. “Este momento com a SDA é inédito ao reforçar a parceria entre todos os órgãos agropecuários do Ceará. A ideia é atender os pequenos, médios e grandes produtores e assim, garantir que o Ceará cresça cada vez mais”, acrescentou.
Segundo a Adagri, as plantas beneficiarão empreendimentos que desejam receber a certificação dos seus produtos por parte da entidade, como abatedouros, aviários e pescados. Dos 12 modelos, 11 são para estabelecimentos de Produtos de Origem Animal (POA) e 1 para estabelecimento de Produtos de Origem Vegetal (POV).
O workshop contou com as presenças da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, da coordenadora do Paulo Freire III, Florença Moreira, e de gerentes, supervisores e assessores técnicos da Adagri.