Ceará marca presença na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo

8 de maio de 2025 - 16:33

Texto: Ascom SDA / Fotos: Rafael Fonteles

O Ceará está presente na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, de 8 a 11 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo. A feira reúne camponesas e camponeses de áreas de reforma agrária de todas as regiões do Brasil, com a exposição de mais de 1.700 alimentos e produtos da agricultura familiar.

O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Castanha, cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino, derivados do caju e outros itens estão entre os produtos levados pelos agricultores e agricultoras familiares cearenses.

O jovem Vinícius Cardoso, da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará, celebrou a estreia na feira. “Estou percebendo uma boa receptividade dos nossos produtos, como castanha, mel, goma, farinha, pelas pessoas que visitam a Feira Nacional da Reforma Agrária. Estamos bem ansiosos e com ótimas expectativas deste evento. A gente espera que o Brasil todo conheça nossos produtos cearenses”, projeta.

O Ceará leva também produtos da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), da Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), da Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), do Grupo Balanço do Coqueiro (Itapipoca) e da Terra Conquistada, marca com produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel). Pela Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns), o Ceará apresenta na feira cortes de carneiro, lombo, paleta, pernil, entre outros.

Diretora do setor de produção do MST Ceará, Clarice Rodrigues traçou um panorama da participação dos produtores e produtoras cearenses no evento. “O Ceará chega na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária trazendo cerca de 20 toneladas de produtos secos, in natura refrigerados e saborosos. Tudo é fruto da terra dos nossos assentados do nosso estado, vindas do interior e agroindústrias”, destacou.

Programação

Com a estimativa de reunir mais de 500 toneladas de alimentos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões, a feira traz à capital paulista uma variedade de produtos in natura e agroindustrializados.

Conforme a organização da feira, para este ano, a expectativa é superar o público de 320 mil pessoas que passaram pela última edição do evento. Durante os quatro dias, os participantes terão a chance de vivenciar uma série de atividades.

A feira conta com estandes de produtos orgânicos e da agricultura familiar, palestras, debates e oficinas. A proposta é promover a conscientização sobre a importância da reforma agrária e o papel que a agricultura sustentável desempenha na luta por um Brasil mais justo.