Ceará comercializa 20 toneladas de produtos na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo

12 de maio de 2025 - 14:04

Texto: Ascom SDA com informações do MST / Fotos: Rafael Fonteles

O Ceará marcou presença, de 8 a 11 de maio, na 5ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque Água Branca, em São Paulo. A agricultura familiar cearense comercializou cerca de 20 toneladas de produtos de assentamentos do interior cearense.

A feira reuniu 180 cooperativas de todo o país, somando 580 toneladas de alimentos de 1.920 tipos diferentes. O evento, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com o lema “Agroecologia: produzir alimentos e enfrentar a crise climática”, contou com uma estimativa de mais 300 mil visitantes.

Coordenador de comercialização da Terra Conquistada, Cristiano Czycza celebrou a participação na feira. “Ficamos muito felizes de termos trazido uma grande quantidade de produtos do Ceará, das nossas cooperativas de assentamentos. Cajuína e castanha foram sucesso aqui no estande. Foi uma honra apresentar nosso trabalho ao público que veio nos visitar aqui em São Paulo”, frisou.

O Ceará levou também produtos da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará, da Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), da Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), do Grupo Balanço do Coqueiro (Itapipoca) e da Terra Conquistada, marca com produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel). Pela Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns), o Ceará apresentou na feira cortes de carneiro, lombo, paleta, pernil, entre outros.

Saldo positivo

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, ressaltou a força política da Feira Nacional. “Este evento reafirma a importância da reforma agrária para todos os cantos do Brasil Brasil. Esta feira linda é o resultado que a reforma agrária deu certo e produz alimentos para matar a fome do povo brasileiro”, valoriza.

Para o gerente de Mercado do Projeto São José, Edmilson Cruz, o Ceará apresentou “saldo positivo” na feira. “Saímos daqui da 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária com uma boa divulgação dos programas do Governo do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Aqui no nosso estande, também apresentamos projetos estratégicos para as famílias da agricultura familiar cearense, como o Sertão Vivo e o Projeto Paulo Freire II. Nos saímos muito bem”, analisou.

A feira contou com estandes de produtos orgânicos e da agricultura familiar, palestras, debates e oficinas. A proposta foi promover a conscientização sobre a importância da reforma agrária e o papel que a agricultura sustentável desempenha na luta por um Brasil mais justo.

“A Feira Nacional expressa tudo o que o MST quer construir e acredita de uma nova sociedade; do cultivar, cuidar, desde o alimento que vem de cada canto desse país até a nossa forma de receber cada um e cada uma que passou na feira. São mais de 2 mil Sem Terras dos 24 estados brasileiros, das nossas cinco regiões, que vieram construir esse espaço”, destacou a diretora nacional do MST, Bárbara Loureiro.

Balanço da Feira Nacional

Espaço da Feira:
Quantidade de alimentos: 580 toneladas
Diversidade de produtos: 1920 tipos
Doação de alimentos: 40 toneladas
Cooperativas: 180
Produtos lançados: 11

Espaço Culinária da Terra:
Cozinhas: 23 estados
Diversidade de pratos: 143 opções

Espaço Agroecológico:
Sementes: 970kg
Mudas: 12 mil mudas de 6 biomas
Máquinas em exposição: 7
Escolas e experiências em agroecologia: 10

Programação de arte e cultura:
Seminários e oficinas: 28
Grupos artísticos: 42
Número de artistas: 357